UFU realiza homenagem ao professor Luiz Ricardo Goulart Filho

Cerimônia aconteceu no Campus Umuarama e contou com a presença de familiares, alunos e amigos

Publicado em 24/01/2022 às 14:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:40

Placa feita em homenagem ao Prof.Luiz Ricardo Goulart, colocada em frente ao Bloco 2E do Campus Umuarama. (Foto: Milton Santos)

Durante o tributo ocorrido na manhã do dia 24 de janeiro em homenagem ao professor Luiz Ricardo Goulart Filho, que faleceu no fim do ano passado, houve a inauguração de uma placa e o plantio de uma árvore em frente ao bloco 2E, no Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estavam presentes familiares, alunos e amigos, que compartilharam as experiências vividas ao lado de Goulart e prestaram agradecimentos por todas as “sementes” que ele ajudou a florescer ao longo de sua trajetória.

De acordo com as pessoas que compareceram, a árvore plantada, um ipê rosa, representa a grande 'árvore genealógica’ que o professor construiu, formada por alunos, colegas e a própria família. Para eles, todos são flores deixadas por Goulart que manterão viva sua memória e darão continuidade ao trabalho bem feito.

Familiares e amigos de Goulart Filho reunidos em sua homenagem. (Foto: Milton Santos)

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, que compareceu ao evento, afirmou que cada um sairá da pandemia com alguma mágoa e que o acolhimento, necessário em todos os momentos, era algo que Luiz Goulart fazia com maestria.

“O Luiz, um jardineiro disfarçado de cientista, tornou-se símbolo do que floresceu e irá permanecer em todos nós”, diz Steffen.

O reitor Valder Steffen Júnior (à direita) inaugura placa em homenagem a Luiz Goulart Filho, junto da família do professor. (Foto: Milton Santos)

Para os familiares, a homenagem representa o reconhecimento do trabalho e dedicação do professor, e que assim como ele, a árvore também permanecerá enraizada na universidade.

“Ele sempre foi dedicado, apaixonado pelo que fazia e com um olhar para o futuro”, conta Isabela Goulart, irmã de Luiz e também professora e pesquisadora na UFU.

Considerado por muitos um “verdadeiro pai”, a memória de Goulart hoje está de fato plantada na UFU e sem dúvidas já deixa flores e frutos que vão além da universidade.

Luiz Ricardo Goulart Filho foi professor titular da UFU desde 1992, estava vinculado ao Instituto de Biotecnologia (IBTEC), e professor adjunto do Departamento de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, Estados Unidos, desde 2013. Dentre suas principais contribuições, se destacam o sensor biofotônico sem reagentes para o diagnóstico de covid-19, o diagnóstico rápido para covid-19 por meio da saliva e a biópsia líquida para exame de próstata. O seu falecimento se deu no dia 24 de outubro de 2021 por complicações decorrentes da covid-19, após quatro meses de internação.

Esposa e filhos de Luiz Goulart Filho durante plantio de árvore em sua homenagem. (Foto: Milton Santos)

Palavras-chave: homenagem Luiz Goulart árvore Campus Umuarama