Literatura

Docente do Instituto de Artes conquista segundo lugar do 8º Prêmio Abeu

Livro 'Entre o Belo e o Útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil', de Renato Palumbo Dória, foi um dos destaques na categoria 'Linguística, Letras e Artes'

Publicado em 25/11/2022 às 13:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O livro “Entre o Belo e o Útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil”, de Renato Palumbo Dória, docente do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), conquistou o segundo lugar na categoria "Linguística, Letras e Artes" do Prêmio ABEU 2022. O material foi publicado em 2021 pela Editora da Unicamp. Em primeiro lugar ficou uma obra em dois volumes editada pela Edusp, "Oswaldo de Andrade: Obra Incompleta", coordenada por Jorge Schwartz.

A noite de gala da oitava edição do Prêmio da Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (Abeu) aconteceu no dia 18 de novembro, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP). O prêmio foi instituído em 2015 com o objetivo de incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como reconhecer as melhores edições de cada ano e fomentar a produção técnico-científica.

A obra premiada assinada por Dória possui um prefácio de Jorge Coli, historiador da Arte, e apresentação de Carlota Boto, atual diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). O material transita pelas áreas das histórias da Arte e da Educação.

O professor da UFU conta que trabalhou em acervos de coleções de diferentes locais do país e, a partir disso, desenvolveu pesquisas em locais como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Pará, dentre outros, as quais contribuíram para pensar a questão da história e desenho no país.

Professor Renato Palumbo Dória (ao centro). (Foto: Comissão Organizadora do Prêmio Abeu 2022)