Eleições UFU 2024

Candidatos fazem balanço final da disputa eleitoral pelo comando da Reitoria

Carlos Henrique de Carvalho e Catarina Azeredo concederam entrevista coletiva e apontaram quais serão as prioridades no período de transição para a gestão do próximo quadriênio; já Hélder Eterno e Fabiola Gomes se pronunciaram em um vídeo de agradecimento

Publicado em 13/09/2024 às 08:28 - Atualizado em 30/09/2024 às 08:16

Chapa 2 terminou o primeiro turno em segundo lugar, mas venceu a Chapa 3 no segundo turno, por três pontos percentuais. (Foto: Milton Santos)

A Chapa 2 - "UFU com Você", composta pelo professor Carlos Henrique de Carvalho (Faculdade de Educação) e pela professora Catarina Azeredo (Faculdade de Medicina), foi a vencedora da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Gestão 2025/2028. Eleitos em segundo turno, com 51,5% dos votos válidos, os candidatos concederam uma primeira entrevista coletiva, ainda na tarde desta quinta-feira (12/9), poucas horas após o anúncio do resultado da apuração.

Nas declarações à imprensa, Carvalho e Azeredo agradeceram a participação de estudantes, docentes e técnicos da instituição em ambos os turnos do processo eleitoral, além também das comissões Eleitoral e de ´Ética e das outras três chapas concorrentes.

Segundo o candidato a reitor vitorioso, "a prioridade número um deste período de transição é a viabilização da proposta de abertura do Restaurante Universitário em todos os dias da semana". Além desta medida, Carvalho também citou o cuidado ao estudante e à comunidade, com assistência no tempo correto, desde o período da matrícula.

Primeira mulher na história da universidade a ser eleita como vice-reitora, Catarina Azeredo reforçou que uma das principais medidas deste período será a respeito do enfrentamento ao assédio na UFU: “Dentre as nossas propostas, estão a celeridade no processo das denúncias, ter um fluxo bem definido, que todas as pessoas tenham conhecimento desse fluxo e tenhamos condições adequadas para todos os tipos de denúncia, de forma que consigamos acolher as vítimas de maneira adequada.”

Questionado em relação à composição da fututa equipe de gestão, Carlos Henrique de Carvalho afirmou que este tema ainda será discutido e que, por ora, não há nenhum nome confirmado. Por fim, o reitorável eleito destacou que é necessário tomar conhecimento de qual será orçamento da UFU em 2025, para, com base nestes valores, realizar os apontamentos de como será conduzida a universidade a partir de janeiro.

Confira, no perfil oficial da UFU no Instagram, um vídeo com as primeiras palavras dos candidatos vitoriosos à comunidade acadêmica

Postura democrática

Chapa com maior percentual de votos no primeiro turno e tendo ficado com apenas 3% a menos dos votos válidos neste segundo turno, a "Integra Mais UFU" reconheceu a vitória da "UFU com Você", em um vídeo publicado no Instagram.

Na legenda que acompanha o pronunciamento oficial, Hélder Eterno da Silveira (Instituto de Química) e Fabiola Alves Gomes (Faculdade de Medicina) fizeram questão de não adotar um tom de frustração, enaltecendo a relevância do coletivo que representaram neste pleito eleitoral interno da Universidade Federal de Uberlândia: "Ainda que o resultado de hoje não tenha sido o que esperávamos, saibam que não saímos derrotados. A maior vitória que alcançamos foi a força da união, a coragem de lutar por aquilo em que acreditamos e o fato de termos construído, juntos e juntas, uma campanha pautada em valores, respeito e ética. Levantamos bandeiras que jamais serão esquecidas, e plantamos sementes que, com certeza, ainda vão florescer."