Pular para o conteúdo principal
Evento

FAU instala 'Sala da inovação, educação e empreendedorismo' no Uberlândia Summit

Espaço reuniu pesquisadores e empresários, destacando capacidade tecnológica da UFU

Publicado em 04/12/2024 às 10:32 - Atualizado em 10/12/2024 às 16:55

Pesquisadores da UFU e do IFTM estiveram presentes no estande da FAU no Uberlândia Summit. (Foto: Reprodução/FAU)

A Fundação de Apoio Universitário (FAU) participou do Uberlândia Summit deste ano, consolidando a presença no ecossistema de inovação com o estande “Sala da Inovação Educação e Empreendedorismo”. Durante os dois dias do evento, 26 e 27 de novembro, realizado no Center Convention Uberlândia, o estande recebeu pesquisadores, investidores e o público em geral, todos engajados na discussão sobre o futuro da inovação. 

O objetivo foi conectar a comunidade acadêmica com a sociedade e apresentar às empresas a capacidade tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Nesse contexto, esse momento aqui, traz um brinde com essa aproximação. O que a FAU está fazendo, por meio da participação no Uberlândia Summit, tem de ser tomado como um bom exemplo para propiciar para a universidade, para o setor industrial, o setor produtivo, o setor de prestação de serviços uma sinergia muito maior no sentido de fazer com que a coisa aconteça, e que essa modificação atinja a sociedade. E tendo a universidade como protagonista dessa modificação social. Daqui já estão saindo algumas agendas”, destaca Alexandre Cardoso, pesquisador da engenharia elétrica da UFU.

Nos dois dias de evento também aconteceram painéis com pesquisadores sobre o futuro da inovação, com empresários apresentando necessidades de solução e rodada de negócios. “É fantástica essa questão, porque é uma ligação que se faz entre quem está na academia fazendo pesquisa e as pessoas que vão utilizar essa nova tecnologia. Então, é uma questão que você desenvolve um projeto e vê a prática dele funcionando”, completa José Alves, presidente da Fiemg regional Vale do Paranaíba. 

Entre os projetos apresentados no estande, se destacou o “Da semente à xícara” que originou a marca Porandu de cafés especiais. Fruto de uma parceria com pequenos produtores da região de Patos de Minas, o projeto elevou a qualidade do produto, abrindo portas para os mercados nacional e internacional. A FAU, em parceria com os pesquisadores, apoia a divulgação do projeto em feiras e eventos, atraindo mais investidores para as pesquisas desenvolvidas na UFU. “Eu venho porque gosto de fazer negócios em Uberlândia, acho um ambiente extremamente próspero. E aqui eu destaco, dentro das propostas da FAU, esse projeto do café que fez a união entre a pesquisa e o desenvolvimento de negócios, estou impressionado”, destacou Júnio Magella, CEO de startup de Belo Horizonte.

.
Projetos apresentados no estande atrairam visitantes. (Fotos: Reprodução/FAU)

Completando as atividades voltadas para o ecossistema da inovação, representantes da sociedade, empresários de diversos setores da economia e instituições de ensino assinaram o Pacto pela Inovação para a cidade de Uberlândia. O professor Marcio Magno, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFU, representou a universidade na assinatura do documento.  

O pacto visa gerar parcerias e recursos para transformar Uberlândia em um polo de inovação do interior do país, fomentando projetos inovadores com impacto econômico e social. O que se espera é desenvolver cada vez mais projetos de inovação tecnológica empreendedores e de transformação econômica e social. "A participação da Universidade Federal de Uberlândia no Pacto pela Inovação vai além da formação de talentos e da produção científica. A UFU é uma peça-chave no ecossistema de inovação de Uberlândia, oferecendo estruturas como a Incubadora de Empresas e o TecnoUFU – atualmente em construção –, que são fundamentais para o desenvolvimento de negócios inovadores. Essas iniciativas conectam pesquisa acadêmica com empreendedorismo, criando um ambiente propício para o surgimento de soluções que impactam positivamente a cidade e toda a região. É essa sinergia entre academia, negócios e sociedade que impulsiona o futuro da inovação em Uberlândia”, completa Ferdinando Kun, líder de comunidade e desenvolvedor de ecossistema de inovação no UberHub (ecossistema de inovação e startups da UFU). 


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: Uberlândia Summit FAU Café Porandu inovação

A11y