Relações Internacionais

Política comercial americana é tema de livro de professor da UFU

Obra realizada com outros dois autores analisa o processo histórico

Publicado em 22/05/2018 às 17:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

O livro 'Poder e Comércio - A política comercial dos Estados Unidos' tem 11 capítulos e 457 páginas (foto: Marco Cavalcanti)

A maneira como se desenrolaram as políticas comerciais de caráter internacional dos Estados Unidos nas últimas décadas é o tema do livro “Poder e Comércio - A política comercial dos Estados Unidos”, de autoria dos professores Filipe Mendonça (Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia-UFU), Tullo Vigevani (Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista-Unesp) e Thiago Lima (Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba-UFPB).

O livro, de 11 capítulos e 457 páginas, está sendo lançado pela Editora da Unesp. Ele traz a discussão sobre a política de comércio internacional dos Estados Unidos, concentrando sua atenção nas instituições que a formulam e nos mecanismos de execução.

O período estudado pelos autores vai do entreguerras (década de 1940) até o início do século XXI e concentra-se na análise do papel dos Estados Unidos na dinâmica evolutiva do General Agreement on Tariffs and Trade (Gatt), da Organização Mundial de Comércio (OMC), e no exame detalhado de instituições especificamente norte-americanas, particularmente o United States Trade Representative (USTR).

Filipe Mendonça destaca a importância do livro no atual momento das relações comerciais internacionais. “Os Estados Unidos têm feito uma série de revisões em sua política comercial e isso tem um impacto no Brasil”, comenta, citando, como exemplo, a sobretaxa do aço, do qual o Brasil é fornecedor.

Na UFU, a obra pode ser adquirida com desconto na livraria itinerante da Unesp participante da Feira do Livro, em frente ao Bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, até o dia 25 de maio, das 9h às 20h.

Sobre os autores

Tullo Vigevani é professor aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordena projetos na área de Relações Internacionais. É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu). Publicou inúmeros livros e artigos sobre política externa do Brasil, comércio e integração regional e teoria das relações internacionais, também nos Estados Unidos, China, Argentina etc.

Filipe Mendonça é pesquisador do Cedec e do INCT-Ineu. É professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (Nepri-UFU). Publicou livros e artigos sobre Teoria das Relações Internacionais, com particular ênfase em política de comércio dos Estados Unidos.

Thiago Lima é professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É pesquisador do INCT-Ineu e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI) da UFPB. Vencedor do Prêmio Capes de Tese em Ciência Política e Relações Internacionais no ano de 2015 e publicou o livro O protecionismo agrícola nos Estados Unidos (Editora Unesp, 2018).

Palavras-chave: Relações Internacionais comércio livro EUA história Divulgação Científica