MUnA apresenta trabalhos de George Gutlich e Eliana Ambrosio

Exposição assinada pelos professores da UFMG fica aberta à visitação até 09/11

Publicado em 25/10/2019 às 10:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Arquiteturas expostas ora remetem à noção de ruínas, ora a um espaço em construção. (Foto: Divulgação)

“Encavo/Relevo: Experiências e Experimentações”. Este é o título da mostra atualmente em cartaz no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU). Trata-se de um recorte da produção dos professores George Gutlich e Eliana Ambrosio e, eventualmente, algumas obras produzidas pelos alunos sob suas orientações no Ateliê de Xilogravura e Gravura em Metal da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A exposição teve início no último dia 11 de outubro e poderá ser visitada até 9 de novembro, nos horários de funcionamento do MUnA – segunda a quinta, das 8h30 às 18h30; sexta, das 8h30 às 21h; e sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Ambos os artistas partem da arquitetura para recriar um imaginário poético com imagens que parecem evocar um mundo sem ninguém. Um mundo de solidão, silencioso e que se abre a reflexões sobre a passagem humana e a fugacidade do tempo.

As obras exibidas pelo artista George Gutlich trazem arquiteturas que ora remetem à noção de ruinas e ora a um espaço em construção, apresentando elementos arquitetônicos em constante construção e desconstrução, que nos levam a reflexão da efemeridade da passagem do tempo.

Por outro lado, as peças de Eliana Ambrosio trazem uma outra abordagem para o tema. Seus trabalhos apresentam um mundo futurista, no qual na ausência humana, as arquiteturas são tomadas por vegetações e seres fantásticos. As imagens partem de arquiteturas Art Nouveau que são revisitadas e tomadas por ornamentos, os quais parecem ganhar vida, transformando-se em seres imaginários. Ao invés de adentrar em aspectos apocalípticos da destruição, os traços buscam uma poética delicada para abordar nosso desaparecimento, levando a indagações: “Como será o mundo depois que os homens se forem?”; “Haverá vida ou apenas um abandono completo?”; “Novos seres surgirão?”; “Restará algum sinal que estivemos aqui?”

Tal produção, repleta de experimentações poéticas diversas, contém uma unidade em sua diversidade, já que algumas temáticas são recorrentes, dada a proximidade do fazer coletivo do ateliê. O resultado desse labor é o que se pretende compartilhar com a comunidade universitária e da cidade de Uberlândia. O MUnA está localizado na Praça Cícero Macedo, 309, Bairro Fundinho.

>>> Visite as páginas do MUnA no Facebook e no Instagram

Palavras-chave: museu universitário MUnA Exposição mostra