Pular para o conteúdo principal
Enactus

Equipe da UFU chega à semifinal do Evento Nacional Enactus Brasil pela primeira vez

Evento foi realizado virtualmente entre os dias 14 a 16 de julho

Publicado em 20/07/2020 às 16:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O time Enactus da UFU existe desde 2015. (Foto: Arquivo Enactus UFU)

O Time Enactus UFU conseguiu ficar entre os semifinalistas do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB). Universitários de várias instituições do país disputaram a premiação com projetos que levam o empreendedorismo social às comunidades carentes. Os 21 alunos da UFU apresentaram as ações do último ano e foram avaliados por líderes de negócios bem sucedidos e profissionais de empreendedorismo.

Também há premiações paralelas à principal. Por exemplo, o projeto Bread&Bug, da equipe da UFU, foi o vencedor do Prêmio Alimentação em Foco, financiado pela Fundação Cargill. Essa iniciativa ajuda pequenos agricultores a utilizar alternativas sustentáveis de fertilização do solo, como por meio do besouro tenébrio. O excremento desse inseto é rico em nutrientes e pode ser usado como adubo orgânico.

O tema deste ano do ENEB foi "Conectados com o mesmo propósito". As palestras, oficinas e apresentações dos projetos, incluindo as da UFU, estão disponíveis no YouTube. Apesar de não ter subido ao pódio da premiação principal, a equipe está otimista com os resultados: “Não foi um ciclo fácil, ainda mais com a pandemia, mas conseguimos realizar um bom trabalho com as nossas comunidades e com o time. Agora, é comemorar, descansar e começar a planejar as próximas etapas.”

Além do projeto Bread&Bug, a equipe Enactus UFU conduz o Aroeiras: iniciativa de empoderamento de moradoras do bairro Shopping Park, em Uberlândia, por meio da costura. “A gente cria projetos que duram mais que o assistencialismo. Fazemos campanhas de alimentos pontuais, por exemplo, mas o projeto Enactus pretende afetar a comunidade a longo prazo”, finaliza o estudante Bruno Vasconcelos, presidente do time.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Enactus empreendedorismo Social

A11y