CIÊNCIA E SAÚDE

UFU pesquisa segurança alimentar e nutricional de alunos durante a pandemia

Estudo é elaborado por professoras do curso de Nutrição

Publicado em 30/11/2020 às 14:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Freepik)

Uma alimentação saudável e balanceada é importante para a aprendizagem eficiente (Foto: Freepik)

Preocupadas com a segurança alimentar e nutricional dos alunos, professoras do curso de Nutrição estão desenvolvendo PESQUISA QUE AVALIA O ACESSO E A DISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante a pandemia do Covid-19.

A pesquisa, idealizada pelas professoras Tânia Araujo, Luciana Medeiros e Luana Padua, é realizada por meio de questionário on-line e pretende obter ao menos 2.500 amostras, o que representa cerca de 10% dos estudantes da universidade.

Araujo explica que a motivação para realizar a pesquisa centra-se, principalmente, na atenção a estudantes da UFU que possam estar em maior vulnerabilidade e risco para insegurança alimentar e nutricional durante a pandemia. “Para além da qualidade de vida e cuidado às pessoas, nossa preocupação, enquanto professoras da área da saúde, reside no fato de que sem acesso a uma alimentação adequada não é possível um aprendizado suficiente”.

Pelo aspecto psicossocial, não ter o que comer (em quantidade e qualidade suficiente), além de ferir a dignidade humana, pode afetar a saúde mental. E pelo aspecto biológico, a falta de auxílio de nutrientes deixa o cérebro mais lento, dificultando a fixação do conteúdo, afirma a professora Araujo.

A pesquisa segue metodologia quantitativa e avalia características sociodemográficas (gênero, idade e curso), clínicas (autoavaliação de saúde) e nutricionais (peso, altura, mudança de hábitos alimentares ao longo da pandemia e insegurança alimentar). Além disso, há um espaço para que os entrevistados relatem alguma questão não abordada no questionário, mas que gostariam de expor.

Segurança alimentar

A segurança alimentar e nutricional é a garantia que todos devem ter de acesso a uma alimentação adequada, em quantidade e qualidade suficientes, considerando as características culturais de cada povo e respeitando o meio ambiente.

“Não ter o que comer ou estar inseguro se haverá uma próxima refeição caracterizam a insegurança alimentar, principal forma de se mensurar a fome no Brasil e no mundo, e que neste estudo foi avaliada por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA)”, explica Araujo, que atua na área de saúde pública na UFU desde 2019.

“Além de conhecer o perfil de segurança alimentar e nutricional dos alunos, estudos como este podem contribuir para um maior cuidado e apoio aos nossos estudantes. Particularmente, acredito que a pesquisa, a ciência, para além do conhecimento gerado, também deve acolher as pessoas e incentivar a produção de mudanças”, finaliza.

A pesquisa deve ser concluída até o final de 2020, e as professoras envolvidas no projeto encorajam os estudantes a preencher o QUESTIONÁRIO.

Acompanhe o Comunica UFU para conhecer os resultados.

Palavras-chave: Nutrição Ciência e Saúde pesquisas