Pular para o conteúdo principal
Ciência ao Pé do Ouvido

Nutrição: uma importante aliada no desempenho esportivo

Episódio #99 do Ciência ao Pé do Ouvido traz especialistas para conversarem sobre o assunto

Publicado em 31/10/2023 às 12:17 - Atualizado em 03/11/2023 às 14:50

(Arte: Maria Clara Medeiros)

Em busca de melhorar o desempenho esportivo, atletas de todos os níveis estão cada vez mais conscientes da importância da nutrição. Mas, além deles, no dia a dia, a alimentação desempenha um papel vital no fornecimento de energia, recuperação muscular e manutenção do peso de todas as pessoas. Os carboidratos, por exemplo, são a principal fonte de combustível para o corpo, enquanto a proteína é essencial para reparar músculos após o exercício.

Manter-se hidratado também é crucial para o desempenho esportivo. A desidratação pode levar à fadiga e diminuir a capacidade do atleta de se esforçar ao máximo. Além disso, vitaminas e minerais desempenham papéis vitais. O ferro, por exemplo, é essencial para o transporte de oxigênio no sangue, um fator crítico durante atividades físicas.

Para atletas sérios, investir em orientação nutricional é uma estratégia comum. Nutricionistas esportivos trabalham com atletas para criar planos alimentares personalizados que atendam às suas necessidades específicas. Um planejamento nutricional adequado não apenas melhora o desempenho, mas também pode auxiliar na prevenção de lesões. 

“Eu brinco que é um casamento, não tem jeito de casar só um, né? Tem que ter os dois juntos. Então a atividade e a alimentação estão associadas, uma depende da outra. Não tem jeito de ser só a atividade, não tem jeito de ser só a alimentação balanceada. Um complementa o outro”, explica Camila Ferreira, nutricionista com especialização em nutrição esportiva.

Ela é a convidada do episódio #99 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, que aborda a temática nesta semana. Ouça nas principais plataformas de streaming.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Nutrição desempenho esportivo Ciência ao Pé do Ouvido podcast

A11y