Ciência ao Pé do Ouvido

O que é "economia circular"?

No episódio desta semana do Ciência ao Pé do Ouvido, você conhece um pouco mais sobre esse modelo diferente do linear tradicional

Publicado em 27/09/2023 às 12:38 - Atualizado em 29/09/2023 às 18:16

(Arte: Thamires Dantas)

“Então, aqui está – um mosaico quadriculado estendido em cima dos planetas, e um fundo pontilhado de estrelas distantes. Por causa do reflexo da luz do sol na espaçonave, a Terra parece estar apoiada em um raio de sol. Como se houvesse alguma importância especial para esse pequeno mundo, mas é apenas um acidente de geometria e ótica. Não há nenhum sinal de humanos nessa foto. Nem nossas modificações da superfície da Terra, nem nossas maquinas, nem nós mesmos. Desse ponto de vista, nossa obsessão com nacionalismo não aparece em evidência. Nós somos muito pequenos. Na escala dos mundos, humanos são irrelevantes, uma fina película de vida num obscuro e solitário torrão de rocha e metal.

Considere novamente esse ponto. É aqui. É nosso lar. Somos nós. Nele, todos que você ama, todos que você conhece, todos de quem você já ouviu falar, todo ser humano que já existiu, viveram suas vidas. A totalidade de nossas alegrias e sofrimentos, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e saqueador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor da civilização, cada rei e plebeu, cada casal apaixonado, cada mãe e pai, cada crianças esperançosas, inventores e exploradores, cada educador, cada político corrupto, cada “superstar”, cada “lidere supremo”, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu ali, em um grão de poeira suspenso em um raio de sol.”

Carl Sagan - “O pálido ponto azul”

Já parou para pensar na quantidade de fatores envolvidos nos processos de um produto? Desde a criação até o descarte, são muitos materiais e processos necessários. Por isso, a poluição também é muito maior do que pensamos. Com isso em mente, pessoas buscaram criar um sistema que equilibre economia e sustentabilidade, proporcionando um ciclo menos poluente para as nossas coisas.

Isso é a economia circular, o tema do episódio desta terça-feira (26/9) do podcast Ciência ao Pé do Ouvido! Para entender mais sobre esse assunto, a jornalista Diélen Borges conversou com o economista Lourenço Galvão Diniz Faria, que trouxe algumas explicações e perspectivas dessa ideia.

Um dos conceitos trazidos por Lourenço é o de Extended Producer Responsibility (EPR), que compreende medidas de implementação mais rígidas para que os produtores utilizem de materiais e fórmulas biodegradáveis e mais sustentáveis, para não depender completamente da ação do consumidor de reciclar, por exemplo. Durante a entrevista, o economista também cita o poema “O pálido ponto azul”, de Carl Sagan, cujo trecho reproduzimos acima.

Ficou curioso? Então, escute agora o episódio #94 do nosso podcast na sua plataforma de áudio favorita!

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast economia circular