Possibilidades, formatos e nomenclaturas na era das relações modernas

Episódio #115 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ discute as diferentes configurações de relacionamentos amorosos

Publicado em 11/06/2024 às 08:40 - Atualizado em 11/06/2024 às 09:08

Arte: Thamires Dantas

O mundo está em constante transformação. E o amor e as relações? Eles também se reinventam? Aqui no Brasil, dia 12 de junho é celebrado o "Dia dos Namorados". A data coincide com a véspera do dia de um santo casamenteiro, o Santo Antônio. Mas, o motivo da escolha do dia 12 não tem relação ou significado religioso, e sim comercial.

Uma das celebrações mais românticas do nosso país é fruto de uma campanha publicitária elaborada por João Dória que foi ao ar em 1948. A ideia era aquecer as vendas do comércio que se estagnam durante o meio do ano e a véspera com o dia de Santo Antônio, 13 de junho, também foi favorável, pois muitas pessoas fazem simpatias e orações em busca de um bom casamento.

O episódio #115 do “Ciência ao Pé do Ouvido” discute as possibilidades, formatos e nomes dados às nossas relações afetivas e sexuais, da monogamia a poligamia e do relacionamento aberto ao fechado. Para isso, conversamos com a psicóloga Silvania Martins, que trabalha com relações afetivas, para entender as mudanças no panorama amoroso. Além disso, o bate-papo contou com relatos de pessoas que se encontram em diferentes status de relacionamento: solteiro, namorando, enrolado, entre outros.

Cada uma das configurações amorosas existentes na nossa sociedade, reflete uma cultura rica e diversificada que rodeia os relacionamentos e uma coisa comum a todos é o diálogo. A entrevistada do episódio “Relacionamentos: amar não tem fórmula” ressalta a importância da conversa e troca de ideias para manter a saúde do relacionamento, independentemente de sua estrutura. A conversa ainda se estende com a advogada Lara Clemente, que explica um pouco do que diz a legislação brasileira a respeito dos relacionamentos não-monogâmicos.

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou até mesmo elogios e sugestões, basta entrar em contato pelo Whatsapp (34) 99948-4655.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.