Pular para o conteúdo principal
Podcast

Turismo sexual: quando o destino é a exploração

Episódio #138 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' aborda os impactos dessa prática

Por: Maria Eduarda Amorim
Publicado em 24/04/2025 às 09:16 - Atualizado em 05/05/2025 às 17:16

(Arte: Maria Medeiros)

 

Você sabe o que é turismo sexual? De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), são viagens organizadas dentro do contexto do setor turístico ou fora dele, mas que utilizam suas estruturas com a intenção principal de se aproveitar sexualmente dos moradores do destino. Normalmente, regiões em situação de vulnerabilidade são o principal foco dessa atividade. 

O estereótipo da mulher brasileira de nádegas e seios fartos, pele bronzeada e personalidade simpática, e a facilidade que, atualmente, as redes sociais têm de compartilhar essa imagem, se tornam um empecilho no combate à prática do turismo sexual. Em dezembro de 2024, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.073/2024, que estabelece punições severas para os prestadores de serviços que facilitarem o turismo sexual. A lei define novas responsabilidades para os prestadores de serviços turísticos, incluindo a obrigação de inibir práticas que favoreçam a prática, entendida como a exploração sexual associada, direta ou indiretamente, à prestação de serviços turísticos.

No episódio #138 do "Ciência ao Pé do Ouvido", Neiva Flávia, professora da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisadora de assuntos como segurança da mulher e diversidade sexual, nos explica as implicações do turismo sexual nas comunidades brasileiras. Ela também tira dúvidas sobre o assunto que, apesar de ser importante, ainda é pouco comentado. 

Ela comenta como o turismo deve ser voltado a paisagem e cultura brasileira e não uma forma de apropriar dos corpos, em sua maioria feminino, da população do país. O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast turismo sexual tráfico sexual

A11y