Clonagem: ficção x realidade

Episódio #108 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' busca esclarecer a ética por trás da genética

Publicado em 23/04/2024 às 09:05 - Atualizado em 02/05/2024 às 08:08

(Arte: Maria Clara Medeiros)

A reprodução de uma cópia viva idêntica por meio da genética parece cena de ficção científica (inclusive brasileira), mas sabemos que ela foi realizada em animais, como o caso da famosa ovelha Dolly, que foi o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática (células que têm o conjunto de genes completo) da história, em 1996.

Dolly foi criada a partir de uma célula adulta, passando por três outras ovelhas: uma forneceu o óvulo, a outra os cromossomos e uma terceira foi a responsável pela gestação. Uma vez que o conjunto genético é implantado artificialmente, sem a participação de um parceiro, nascerá uma cópia idêntica da mãe que o forneceu: o clone.

A ovelha se tornou o caso mais famoso, mas que fim ela levou? O que se pensou, ou se decidiu sobre a clonagem, após seu processo? E os seres humanos, são possíveis de serem clonados, como na novela da TV Globo? Essas são algumas perguntas que podem passar pela cabeça de quem pensa sobre o assunto. O "Ciência ao Pé do Ouvido", podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conversou sobre o assunto com a biotecnologista e doutora em Genética e Bioquímica, Isabela Lemos, no episódio #108 que foi lançado nesta semana. Descubra mais sobre os mistérios da clonagem nas principais plataformas de podcast e também aqui no Comunica UFU.