podcast

Não se cale, denuncie: a luta de combate à violência contra a mulher

No mês dedicado à temática, Agosto Lilás, episódio #119 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' aborda a importância das pesquisas sobre feminicídio

Publicado em 27/08/2024 às 10:02 - Atualizado em 28/08/2024 às 13:29

(Arte: Thamires Dantas)

No Brasil, em 2023, 1463 mulheres perderam a vida. Isso significa um caso a cada seis horas. Esses dados foram publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no mês de março deste ano.

Esse é o maior número registrado desde a criação da lei contra o feminicídio. Em 2015, a Lei 13.104/15 passou a considerar casos de feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.

A luta contra o feminicídio também tem outro importante marco. Em 7 de agosto de 2006 foi sancionada, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Maria da Penha. Em referência a esse decreto, o Senado Federal lançou a campanha do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher.

Quais as dificuldades de pesquisas sobre feminicídio? O episódio #119 do podcast ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ aborda essa temática. Convidamos Neiva Flávia de Oliveira, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres da Universidade Federal de Uberlândia (CPMulheres/UFU) e professora da Faculdade de Direito da UFU, e Márcio Ferreira de Souza, sociólogo e professor do Instituto de Ciências Sociais da UFU.

Este importante bate-papo está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. E lembre-se: se você sofre ou conhece alguém que esteja passando por esta situação, ligue 180.

Não se cale, denuncie!

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Palavras-chave: feminicídio Agosto Lilás podcast Ciência ao Pé do Ouvido