Pint of Science 2021 acontecerá no Instagram da UFU

‘Goles de Ciência’ vai trazer vídeos curtos de pesquisadores da região compartilhando seus projetos

Publicado em 13/05/2021 às 15:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Nos dias 17, 18 e 19 de maio, o Instagram da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será palco para os “Goles de Ciência”, iniciativa do Pint of Science, festival internacional de divulgação científica.

Em anos anteriores, pesquisadores compartilharam seus estudos em restaurantes locais. Em 2021, por conta da pandemia, o evento ocorrerá de forma online.

O Brasil é um dos 30 países que realiza o Pint of Science e, dentre 67 cidades brasileiras participantes, Uberlândia traz os “Goles de Ciência”. A proposta é compartilhar, no Instagram da UFU, vídeos de pesquisadores contando sobre seus estudos.

Criado em 2012, o Pint of Science surgiu como uma forma de compartilhar pesquisas científicas de forma acessível. Paula Faria, coordenadora do evento em Uberlândia e professora do Instituto de Biotecnologia da UFU, comenta que, em 2021, o Pint Uberlândia acontecerá de maneira diferenciada: “Decidimos apostar em um formato mais dinâmico e que pudesse atingir o maior número de pessoas possível, dentro e fora da universidade.”

De 17 a 19 de maio, vídeos de mais de 40 pesquisadores serão publicados  no perfil da UFU no Instagram. “É uma ferramenta visualmente atrativa, de fácil manuseio, o acesso é gratuito e não tem horário marcado. Os nossos vídeos serão postados ao longo do dia e da noite, então em qualquer momento as pessoas poderão acessar, interagir, comentar e compartilhar”, afirma.

Palavras-chave: Pint of Science Ciência Evento Divulgação Científica Instagram online