Ranking

UFU ocupa o 56º lugar entre as melhores universidades latino-americanas e caribenhas

Em 2021, foram avaliadas 177 instituições de 13 países no 'Times Higher Education Latin America University Rankings'

Publicado em 14/07/2021 às 10:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

UFU é avaliada no 'Times Higher Education Latin America University Rankings' pelo segundo ano consecutivo. (Arte: UFU/Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi classificada entre as melhores universidades da América Latina e Caribe, conforme os resultados divulgados nesta terça-feira (13/07), no “Times Higher Education Latin America University Rankings 2021”. Foram 177 instituições avaliadas, sendo 67 brasileiras, e outras 110 universidades de 12 países. Em 2020, a UFU estreou no ranking, ocupando o 55º lugar e, em 2021, passou a ocupar a 56º colocação.

Seguindo a mesma metodologia do principal ranking, o “Times Higher Education World University Rankings”, porém com pesos e medidas balanceadas, os outros levantamentos da "Times Higher Education" são elaborados considerando a realidade de cada localidade. Para medir o desempenho, são utilizados 13 indicadores organizados nas áreas de ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda da indústria.

Brasil é o país mais representado no ranking, com 67 instituições, seguido, respectivamente, por Chile (28), Colômbia (24) e México (23). (Arte: Times Higher Education/Reprodução)

Na categoria de ensino é analisado o ambiente de aprendizagem, considerando aspectos como a reputação, a proporção entre funcionários e estudantes, a proporção entre doutorado e bacharelado, a proporção entre doutorado e equipe acadêmica e a renda institucional. Na área da pesquisa são considerados o volume, a renda para pesquisa, a reputação e a produtividade em pesquisa - a partir do número de artigos publicados em bases de dados acadêmicos. Nas citações é analisada a atuação das universidades na difusão do conhecimento, a partir da influência de suas pesquisas no mundo acadêmico.

O critério da perspectiva internacional envolve a análise de toda a comunidade acadêmica, incluindo a proporção de estudantes internacionais e de funcionários internacionais, bem como o grau de colaboração internacional. É analisada, também, a capacidade das instituições de Ensino Superior de transferir conhecimento a partir da atração de financiamento do mercado.