Pular para o conteúdo principal
Graduação

Confira como foi o segundo dia de provas do Vestibular UFU 2021/2

Candidatos de 46 cursos realizaram questões discursivas e redação na tarde deste domingo, em Uberlândia e outras seis cidades; gabaritos preliminares serão divulgados no dia 28 de setembro

Publicado em 22/08/2021 às 18:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Processo seletivo adotou uma série de protocolos de biossegurança visando a evitar os riscos de contaminação pelo vírus da covid-19. (Fotos: Milton Santos)

Neste domingo (22/08), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aplicou os últimos exames para os candidatos às 1.554 vagas distribuídas entre 46 cursos de graduação no Vestibular 2021/2. Dentre os 9.205 vestibulandos inscritos, 17,3% não compareceram neste segundo e último dia de provas. O índice de abstenção subiu 2,2% em relação ao que foi registrado no sábado, 21.

A prova contou com duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas gerais, sendo elas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Com o mínimo de 12 linhas e o máximo de 34, a redação apresentou dois textos servindo como subsídios para cada uma das duas situações que os vestibulandos poderiam escolher: “uma carta de solicitação ao representante do Ministério da Justiça, solicitando-lhe informações sobre a posição do Brasil em relação às tecnologias que aumentam o potencial humano e apresentando argumentos favoráveis ao uso dessas tecnologias”; ou “um editorial para um jornal de circulação nacional defendendo a implantação de cidades inteligentes como opção viável para a solução de problemas sociais”.

Aos 17 anos, Luiza Contato Chadu está pela primeira vez “prestando o vestibular para valer”. Ela é uma das candidatas ao curso que obteve maior concorrência dentre aqueles cujas provas ocorreram neste final de semana: Psicologia – com 35,45 candidatos por vaga na “Ampla Concorrência” e 30,33 na modalidade “L5-E”. No ranking das opções mais cobiçadas por estes vestibulandos, na sequência, ficaram os cursos de Direito – com 33,55 candidatos por vaga na “Ampla Concorrência” – e Medicina Veterinária – que registrou 32 candidatos por vaga na modalidade “L5-E”.

“Achei a prova de ontem um pouco difícil. Hoje também deve ser, mas tomara que nada além do esperado. O tempo deve ser suficiente. Vou começar na Redação e depois partir para as provas que acho mais fáceis”, contou Luiza, abordada logo após sua entrada no Campus Santa Mônica.

Também de Uberlândia, mas vivendo sua primeira experiência no vestibular da UFU, Anna Julia Apolinario está com 18 anos de idade e escolheu Nutrição, cuja relação candidato/vaga é de 12,47 na “Ampla Concorrência”. Confessando-se preocupada com o tempo de que precisaria se dedicar às questões de Matemática, ela também pretendia adotar a mesma estratégia informada por Luiza: “Começo pela Redação e vou fazendo as provas nas quais tenho mais facilidade, deixando por último aquelas em que tenho maior dificuldade.”

Em relação aos protocolos de biossegurança em prevenção contra a covid-19, Hugo Afonso de Carvalho (17) comentou que gostou da organização. Concorrendo no curso de Administração - relação candidato/vaga de 9,1 na opção do período integral e 7,2, no noturno -, ele se disse otimista: “Estudamos bastante durante o ano e a expectativa é boa”, resumiu.

Hugo concorre a uma vaga em Administração; Luiza é candidata de Psicologia

Anna Julia está tentando ingressar no curso de Nutrição

Medicina

No próximo final de semana, nos dias 28 e 29 de agosto, será a vez de os mesmos locais receberem os candidatos inscritos para a mais disputada das opções deste processo seletivo, Medicina. A modalidade mais concorrida para este curso é a “Ampla Concorrência”, com 262,77 candidatos por vaga; seguida pela “L5-E”, com 256,2. Ao todo, são esperados 10.780 vestibulandos – 1.575 a mais do que a soma dos postulantes às vagas nos demais cursos (9.205).

Devido a esse maior volume de pessoas e para manter todos os cuidados visando a evitar aglomerações e preservar o distanciamento social nas salas em que as provas serão aplicadas, a organização do certame vai utilizar dois prédios a mais, passando de 20 para 22. A quantidade de salas vai subir em 50, totalizando 419 disponíveis para a metade final do Vestibular 2021/2.

"Estamos bastante satisfeitos com o andamento dos trabalhos e confiantes de que tudo também irá transcorrer bem nos próximos sábado e domingo. Realizar um processo seletivo desta magnitude, mobilizando mais de 20 mil pessoas - somando estudantes e colaboradores reunidos durante as provas nas sete cidades -, em um contexto de pandemia, é extremamente complexo e desafiador", comentou a diretora de Processos Seletivos, professora Maura Rocha.

Ela afirmou entender e respeitar as críticas de candidatos que se queixaram do excesso de rigor em alguns dos protocolos que estão sendo utilizados. “Estamos seguindo à risca todas as medidas preventivas determinadas pelo edital. Sabemos que não é nada confortável, por exemplo, ter que sair da sala para se alimentar ou beber água. Isso foi estabelecido para termos a garantia de que todas as pessoas que ficariam reunidas nas salas, em média, por cerca de 5 a 6 horas, estariam usando as máscaras durante todo o período de realização das provas. Para o próximo vestibular, nossa expectativa e esperança é de não estarmos mais em meio a uma pandemia e podermos retirar do edital todos estes protocolos de biossegurança”, concluiu.

O cronograma do Vestibular 2021/2 prevê a divulgação dos gabaritos preliminares das questões objetivas das provas de todos os cursos no dia 1º de setembro e os gabaritos definitivos, em 20/09. Em relação às provas dos dois domingos, os gabaritos preliminares e definitivos serão publicados, respectivamente, em 28/09 e 13/10. Por fim, a classificação geral do processo seletivo será disponibilizada no dia 19 de novembro, a partir das 16 horas. Todos estes documentos poderão ser acessados no Portal de Seleção da UFU, no endereço https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1073.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Veja também:

Palavras-chave: UFU vestibular processo seletivo ingresso prova aplicação de provas

A11y