Graduação

UFU prorroga inscrições no Vestibular 2023/2

Período para realizar procedimento foi estendido até as 16h desta terça-feira, 9 de maio; 1.647 oportunidades estão distribuídas entre 48 opções de cursos e campi em quatro cidades mineiras

Publicado em 22/03/2023 às 11:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Provas do Vestibular 2023/2 serão aplicadas no dia 2 de julho. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou o edital do Vestibular 2023/2, que oferece 1.647 vagas em 48 cursos distribuídos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Veja como participar, etapas e cronograma do processo seletivo.

Inscrições

As inscrições começam no dia 5 de abril e seguem até as 16 horas de 9 de maio, via Portal de Seleção. A taxa é de R$ 117,00.

Candidato proveniente de família de baixa renda pode solicitar isenção desta cobrança. O período para fazer o pedido vai de 5 a 20 de abril.

Provas

O vestibular será realizado em duas fases, com questões objetivas na primeira etapa e discursivas na segunda.

As provas abordarão as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

A primeira fase, eliminatória, acontece no dia 2 de julho, nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba, Belo Horizonte, Goiânia e Ribeirão Preto. O exame será aplicado a partir das 10 horas, com duração de 5 horas e 30 minutos. Serão 88 questões objetivas (oito por disciplina).

Já a segunda fase será realizada no dia 6 de agosto, apenas nas cidades em que a UFU possui unidades. Serão duas questões discursivas por disciplina (22, no total) e redação.

Resultados e cronograma do Vestibular 2023/2

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 21 de julho, enquanto o resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 20 de outubro.

Confira, abaixo, o calendário com as principais etapas do edital:

Cursos

O Processo Seletivo 2023-2 oferece vagas para os sete campi da UFU. Veja as opções de cursos e a distribuição de vagas.

Além das vagas de ampla concorrência, são ofertadas oportunidades de ingresso via sistema de cotas, inclusive com reserva de vagas para refugiados.

Para mais informações, acesse o edital.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: UFU processo seletivo vestibular ingresso cursos graduação