Provas da primeira fase do Vestibular UFU 2024/2 ocorrem neste domingo

Mais de 23.500 candidatos estão aptos para concorrer às 1.665 vagas ofertadas, distribuídas em 49 opções de cursos; estrutura de aplicação foi montada em sete municípios

Publicado em 23/08/2024 às 09:23 - Atualizado em 25/08/2024 às 18:03

Portões para acesso aos locais de prova serão abertos, pontualmente, às 9h15, com fechamento, às 10h. (Foto: Milton Santos)

Agora falta muito pouco! Após a divulgação do novo cronograma do Vestibular UFU 2024/2 - e apenas 643 candidatos terem desistido de participar do processo seletivo e solicitado o reembolso da taxa de inscrição -, 23.576 pessoas são aguardadas para ocuparem os seus assentos nos locais de aplicações de provas preparados pela Universidade Federal de Uberlândia em sete cidades: as mineiras Belo Horizonte, Ituiutada, Monte Carmelo e Uberlândia, além de Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

Na manhã deste domingo (25/8), os portões serão abertos, pontualmente, às 9h15, e fechados 45 minutos depois, às 10h, momento em que os fiscais darão início aos procedimentos da aplicação. O prazo máximo para realização dos exames será de 5 horas e 30 minutos, sendo que a saída dos candidatos poderá ocorrer apenas às 13 horas – quando termina o horário de sigilo.

A maior parte dos vestibulandos estão alocados em Uberlândia, município no qual serão utilizados três blocos do Campus Umuarama e outros oito do Campus Santa Mônica. Além destes espaços da UFU, também serão utilizados os de três unidades de ensino: a Escola Estadual Segismundo Pereira e as Escolas Municipais Domingos Pimentel e Otávio Batista. Toda a organização é por conta da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU).

Os candidatos estão em busca da aprovação para uma das 1.665 vagas em 49 cursos de graduação que estão sendo disponibilizadas pela instituição neste processo seletivo. As oportunidades contemplam 802 vagas para a ampla concorrência, 852 destinadas ao sistema de cotas e 11 adicionais – voltadas a candidatos em situação de refúgio, asilos políticos, apátridas, acolhidas humanitárias ou sob outras políticas humanitárias no Brasil.

Cada caderno de provas conterá um total de 88 questões; oito, de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Como já é tradicional, Medicina foi o curso que registrou a maior quantidade de candidatos: são 12.295, no total – o equivalente a 52,15% dos inscritos. Os outros cursos mais disputados – levando em consideração apenas a ampla concorrência - são, respectivamente: Engenharia de Computação (58,5 c/v); Biomedicina (50,22 c/v); Psicologia (45,75 c/v); Direito - matutino (45,15 c/v); Medicina Veterinária (35,35 c/v); Ciência da Computação (30,65 c/v); Direito - noturno (29,6 c/v); Agronomia/Campus Glória (28,1 c/v); Odontologia (26,3 c/v); e Relações Internacionais (23,45 c/v).

Em números absolutos, após Medicina, os cursos com mais inscritos foram, respectivamente: Psicologia (915), Direito - matutino (904), Medicina Veterinária (707) e Ciência da Computação (613), Direito - noturno (593), Agronomia (563), Odontologia (526), Relações Internacionais (469) e Biomedicina (452). Vale ressaltar que os vestibulandos podem concorrer simultaneamente em todas as modalidades de cotas para as quais cumpram os requisitos exigidos e também estão automaticamente disputando as vagas da ampla concorrência.

Itens obrigatórios

Além da "Ficha do Candidato", os candidatos deverão portar: via original de documento de identificação pessoal oficial com foto; e caneta de tinta azul, com corpo transparente. Não será necessário retirar piercings. É permitido levar água e alimentação, desde que os itens estejam acondicionados em recipientes/embalagens transparentes e sem rótulos. Serão fornecidas sacolinhas para armazenamento de objetos como celular, relógio e pulseira. No caso de bolsas ou mochilas, elas ficarão debaixo das carteiras ou encostadas na parede da sala. Quanto ao uso de máscaras, é opcional.

A relação dos candidatos classificados para a segunda fase do Vestibular 2024/2 será divulgada no dia 13 de setembro e as provas desta etapa ocorrerão em 29 de setembro. Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.

Palavras-chave: UFU Prograd DIRPS ingresso cursos graduação processo seletivo vestibular 2024/2