Vestibular UFU 2024/2 tem início com provas em sete cidades

Com mais de 18.500 candidatos realizando os exames da primeira fase, abstenção foi de 21,3%; divulgação dos gabaritos preliminares ocorre já na manhã desta segunda-feira (26/8); classificados para a etapa final serão conhecidos em 13 de setembro

Publicado em 25/08/2024 às 15:37 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:24

Relações dos candidatos alocados no Campus Santa Mônica foram dispostas na entrada principal deste que foi o local de aplicação com mais vestibulandos. Segunda fase terá provas no dia 29 de setembro. (Foto: Marco Cavalcanti)

As mineiras Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Belo Horizonte, juntamente com Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), foram as cidades mobilizadas neste domingo (25/8) para a aplicação das provas da primeira fase de mais um vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Dentre os 23.576 estudantes que estavam aptos para realizar os exames, 18.546 marcaram presença – o que representa um índice de abstenção total de 21,3%. As três cidades em que a UFU não possui unidades foram os locais de aplicação que registraram os maiores índices de abstenção, sendo, na seguinte ordem: Belo Horizonte - 29% (1.148 presentes e 595 ausentes); Ribeirão Preto - 22,9% (3.658 presentes e 1.089 ausentes); e Goiânia - 21,6% (2.998 presentes e 825 ausentes). Em relação aos demais municípios, os índices de abstenção registrados foram os seguintes: Uberlândia - 19,7%; Patos de Minas - 18,5%; Ituiutaba - 17,8%; e Monte Carmelo - 17,2%.

Os portões foram abertos às 9h15 e fechados, pontualmente, às 10h. Nos cadernos entregues pela equipe de fiscalização aos vestibulandos, estavam 88 questões, sendo oito de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Os candidatos tiveram um prazo de 5 horas e 30 minutos para entregar suas folhas de respostas. Apenas após as 13 horas, quando terminou o horário de sigilo estipulado pelo edital, foi permitido terminar o exame e deixar o local de sua aplicação.

Em virtude do clima seco e com grande proliferação de fumaça neste fim de semana, os fiscais estavam com máscaras disponíveis para oferecer a quem desejasse utilizar este tipo de item de proteção. No tocante à realização dos exames, a Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) não registrou qualquer episódio de problema grave, de modo que o processo transcorreu sem intercorrências.

Próximas etapas do cronograma

Já na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, até as 11 horas, a Dirps divulga os gabaritos preliminares. O período para contestações vai das 11h de 26/8 às 11h de 28/8. Na terça-feira da semana seguinte (3/9), às 11h, ocorre a divulgação do gabarito definitivo; já as respostas às contestações sobre o gabarito preliminar serão publicadas em 4/9, às 16h.

A próxima data importante do cronograma é 9/9, quando, às 11h, ocorre a divulgação das notas da prova objetiva e imagens digitais da Folha de Respostas na Área do(a) Candidato(a). O período para recursos contra Escore Bruto - Espelho de Prova vai das 11h de 9/9 às 11h de 11/9, sendo que as respostas a estes recursos estarão disponíveis às 16h de 13 de setembro.

As relações dos aprovados para a segunda fase do Vestibular UFU 2024/2 serão tornadas públicas no dia 13 de setembro. Já a liberação da nova “Ficha do Candidato” será em 20/9.

A etapa final do processo seletivo está agendada para 29 de setembro, com provas apenas nos quatro municípios em que a UFU possui campi – Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. O tempo para realização dos exames e os horários de abertura e fechamento dos portões e de sigilo serão os mesmos da primeira fase. O estilo da prova, porém, será diferente: duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas, mais uma redação.

As lentes do jornalista Marco Cavalcanti registraram alguns momentos da movimentação antes e após a aplicação das provas da UFU neste domingo. Confira, abaixo:

Esta edição do vestibular está oferecendo um total de 1.665 vagas em 49 cursos de graduação. Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.

Palavras-chave: Provas Primeira Fase vestibular 2024/2 UFU Prograd DIRPS ingresso cursos graduação