Finalizadas as provas do Vestibular UFU 2024/2

Índice de abstenção da Segunda Fase foi de 11,3%; divulgação dos gabaritos preliminares ocorrerá na próxima quarta-feira (2/10); já o resultado final será disponibilizado no dia 4 de novembro e as aulas terão início em 9 de dezembro

Publicado em 29/09/2024 às 14:05 - Atualizado em 03/10/2024 às 09:16

Ao todo, 3.959 candidatos compareceram ao Campus Santa Mônica para a realização das provas. (Foto: Marco Cavalcanti)

Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas – as cidades em que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está instalada – tiveram neste domingo, 29 de setembro, a aplicação das provas da Segunda Fase do Vestibular UFU 2024/2. Dentre os 5.124 candidatos que seguiam na disputa pelas 1.665 vagas distribuídas entre 49 cursos de graduação, 4.547 marcaram presença, representando um índice abstenção de aproximadamente 11,3%. A organização de todo o processo ficou por conta da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU).

Candidata ao curso de Odontologia – que registrou 26,3 pretendentes por vaga, na ampla concorrência –, Lara Campos é de Goiânia e gravou um depoimento para o perfil oficial da UFU no Instagram, momentos antes de entrar em um dos setores alocados no Campus Santa Mônica: “A Primeira Fase foi bem objetiva, achei tranquila de fazer, fluiu bem. Para a Segunda Fase, me preparei mais para a Redação, porque não era acostumada a fazer este tipo de modelo. Vou tentar ser sucinta nas respostas e me sair bem.”

O professor de História Anselmo Scagliarini mora em Araguari e acompanhou até Uberlândia a filha, Mariana, que pretende ingressar no curso de Direito. “Acompanhamos o processo. Ela, desde sempre, está estudando. Fez um bom ensino médio e já participou [do vestibular da UFU] como treineira; então, já tem experiência. Desta vez, ela passou para a Segunda Fase e a gente está esperando notícias boas (...) já temos um filho que faz UFU, está na Ciência da Computação (...) um já está encaminhado e outra, querendo encaminhar; dando certo é o que importa. A obrigação minha e da minha esposa, como pais, sempre foi esta: colocá-los numa boa escola para eles terem chances de passar, com maior facilidade”, comentou.

Montagem com fotos de Lara Campos e Anselmo Scagliarini
Lara Campos, que é candidata de Odontologia, e Anselmo Scagliarini, pai de uma vestibulanda de Direito, concederam entrevistas ao @ufu_oficial. (Montagem com imagens de Monallysa Leite e Túlio Daniel)

Os portões foram abertos às 9h15 e fechados, pontualmente, às 10h. Nos cadernos entregues pela equipe de fiscalização a Lara, Mariana e aos demais vestibulandos, estavam duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas exigidas (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia). Além disso, também foi preciso fazer a prova de Redação, composta por duas opções: redigir um texto de opinião sobre o impacto do etarismo na sociedade brasileira atual ou uma carta de solicitação a ser enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cobrando uma política de regulação dos alimentos processados no Brasil.

O prazo limite para entrega das Folhas de Respostas foi de 5 horas e 30 minutos. Apenas após as 13 horas, quando terminou o horário de sigilo estipulado pelo edital, foi permitido que os candidatos terminassem as provas e deixassem seus respectivos setores.

Conforme a pró-reitora Kárem Ribeiro, o balanço final do processo de aplicação foi positivo: “Graças a Deus, os exames foram aplicados sem nenhuma intercorrência grave. Ontem, tivemos fortes chuvas aqui em Uberlândia, mas não houve danos estruturais no nosso campus e a equipe de limpeza conseguiu deixar todos os espaços em boas condições para recebermos os vestibulandos. Agora, basta aguardarmos as correções, as divulgações dos resultados e a efetuação das matrículas para que, já no dia 9 de dezembro, possamos receber com todo entusiasmo os novos discentes de graduação da nossa universidade.”

Cronograma

Os gabaritos preliminares das questões deste domingo serão divulgados já na próxima quarta-feira, 2 de outubro, às 16h. Das 16h de 2/10 às 16h de 4/10, será o prazo para contestações. Os gabaritos definitivos poderão ser acessados no dia 10 de outubro, às 16h. As notas e imagens digitais das Folhas de Respostas das questões discursivas e da redação serão divulgadas, na Área do(a) Candidato(a), no dia 21 de outubro, às 16 horas. Quanto a estas notas, o prazo para interposição de recursos será das 16h de 21/10 às 16h de 23/10 - as respostas a eles serão disponibilizadas em 29 de outubro. Por fim, haverá a divulgação da Classificação Geral, no dia 4 de novembro de 2024, também às 16 horas.

O cronograma de matrículas dos aprovados ainda será divulgado, porém já se sabe quando será o início das suas aulas: 9 de dezembro – data que marcará o começo do segundo semestre letivo de 2024 para os cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Todos os documentos e demais informações do Vestibular UFU 2024/2 podem ser acessados no Portal da Dirps/Prograd, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.