21/10/2021 - 14:37 - Atualizado em 26/10/2021 - 20:19
Podcast da UFU aborda mudanças climáticas
Novos episódios do Ciência ao Pé do Ouvido explicam impactos dos gases efeito estufa
Laura Justino

Se os gases de efeito estufa são essenciais para que a vida seja possível no planeta Terra, por que precisamos reduzir suas emissões? O que explica o nível de aquecimento global que já atingimos? Essas questões são os temas dos episódios #29 e #30 do "Ciência ao Pé do Ouvido", o podcast da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Camila Bertoletti, doutora em Ciências com ênfase em Meteorologia, responde às perguntas dos ouvintes nos dois novos episódios e explica quais são os impactos dos gases do efeito estufa na rotina das pessoas. Ela é professora de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi coordenadora do Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos (LCRH), do Instituto de Geografia da UFU.

Além disso, Bertoletti afirma que a temperatura média dos continentes do aumentou 1,6ºC após o período industrial. Essa elevação pode estar relacionada à concentração de gases do efeito estufa na atmosfera.

De acordo com a professora, "a média da temperatura poderia ser mais elevada ainda, mas os aerossóis atmosféricos, que são partículas emitidas pela atividade humana que refletem a radiação solar, contribuem para um resfriamento de 0,5ºC da temperatura".

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Mande áudio no WhatsAapp do "Ciência ao Pé do Ouvido": (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente noANCHOR, noSPOTIFYAPPLE PODCASTS, AMAZON  ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.