Gestores da UFU participam de reunião por verbas para a Capes

Reitor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação representaram Andifes e Foprop

Publicado em 10/11/2021 às 17:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Fizeram parte do encontro representantes de diversas entidades. (Foto: Divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, e o titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU), Carlos Henrique de Carvalho, participaram, no dia 09/11, de uma reunião técnica entre a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Como pauta da reunião, marcada a partir de uma audiência pública realizada no fim de outubro, foram discutidos os seguintes temas: a paralisação da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação, o orçamento para 2022 e a suspensão do pagamento das bolsas de dois programas: Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP).

Fizeram parte do encontro representantes de diversas entidades. O reitor da UFU participou representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Carvalho, o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop).

“Precisamos muito do apoio dos congressistas para dar a suplementação orçamentária para a Capes manter aquilo que é o básico dela. Não estamos pedindo novos investimentos. Estamos pedindo que haja recursos para que a Capes pague todas as bolsas, honre todos os editais que já foram lançados em 2018, 2019 e 2020”, afirma Carvalho.

A reunião foi realizada na sede da Capes, em Brasília. Além dos dois gestores da UFU, participaram representantes da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid), da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Conselho Nacional de Educação (CNE); os deputados federais Professora Dorinha Seabra Rezende, Professora Rosa Neide, Rogério Correia, Ivan Valente e Paulo Teixeira; e um consultor legislativo.

Palavras-chave: Reunião Capes Câmara dos Deputados comissão educação