Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

08/12/2021 - 09:21 - Atualizado em 13/12/2021 - 10:14
Projeto de inovação da UFU se classifica em programa da Fapemig
Ciaem atua incentivando a criação e o desenvolvimento de novos negócios
Por: 
Julia Alvarenga

Sede do Ciaem está localizada no bloco 5L, na UFU campus Santa Mônica

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou, nesta terça-feira (7/12), os resultados da chamada 08/2021 - Programa de apoio aos ambientes promotores de inovação. Entre os classificados está a proposta coordenada pelo diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC/PROPP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Thiago Paluma.

O projeto envolve o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) e é intitulado “Fortalecer as ações do Ciaem na prospecção de novos negócios e na disseminação da cultura empreendedora no município de Uberlândia”.

De acordo com a Fapemig, dentre as 38 propostas apresentadas, 22 delas foram aprovadas para contratação após a análise das Câmaras de Avaliação de Projetos da Fundação.

Os projetos contemplados são vinculados a 18 ambientes promotores de inovação, como instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTMG), universidades públicas e privadas, incubadoras e parques tecnológicos localizados em Minas Gerais. O valor dos recursos disponibilizados para o projeto da UFU será de, no máximo, R$500 mil.

Paluma afirma que o apoio da Fapemig através dos editais de fomento à pesquisa e inovação é essencial para o trabalho desenvolvido pelo Ciaem, que é a incubadora de empresas de base tecnológica da UFU.

“Esse apoio auxilia o Ciaem com contratação de bolsistas que atuam nas mais diversas atividades previstas no projeto aprovado, mais especificamente no apoio aos serviços prestados pelo Ciaem aos projetos incubados”, completa.

Atualmente, o Centro conta com cinco empresas incubadas e 15 empresas graduadas. Com o primeiro edital lançado em 2004, a incubadora tem o objetivo de incentivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios, através da implementação do programa de incubação e também das metodologias ágeis que auxiliam no processo.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal