Publicado em 17/05/2021 às 17:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51
Concurso vencido por Humberto Oliveira teve o objetivo de renovar marca e estimular a aplicação prática dos conteúdos curriculares do curso de Design
O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciam/UFU) ganhou, neste mês de maio, uma nova marca. Para a escolha da nova identidade visual foi realizado um concurso em parceria entre a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) e o curso de Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD).
O concurso teve o objetivo de estimular a aplicação prática dos conteúdos curriculares do curso de Design e a produção de ideias dos discentes em contextos reais. Foram inscritos 7 concorrentes. A premiação dos ganhadores aconteceu nesta segunda-feira, 17/05, de forma remota por causa da pandemia de Covid-19. Humberto Guedes de Oliveira foi o vencedor. Regina Maria Borges da Silva ficou em segundo e Ana Karla Vieira, em terceiro.
A proposta desenvolvida por Oliveira remonta à ideia de crescimento, “pensamento à frente”, integração e planejamento. Por isso a escolha da imagem que lembra uma seta voltada para o alto, um foguete ou até mesmo um bumerangue. Um círculo em seu interior representa, ao mesmo tempo, uma lupa e a integração.
A escolha do símbolo com formas curvas e orgânicas harmoniza com a forma tipográfica básica, predominantemente com letras retas, trazendo equilíbrio. As cores azul, verde e branco completam a marca.
Durante a premiação, o discente também apresentou layouts para utilização em redes sociais, papelaria e cartões de visita, além de template para apresentações em slides.
"O Design surgiu e se afirmou como um campo genuinamente social. No âmbito da Universidade, é muito bom quando temos a oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica o que nossos discentes aprendem dentro do Curso de Design”, afirma Cristiane Alcântara, coordenadora do curso de Design.
“A criação de marca/identidade visual vem a ser uma das primeiras áreas de atuação do Design, denominada, à época, como Programação Visual. Neste sentido, era pensada como uma das premissas para a contribuição do design como campo social” acrescenta a docente.
A nova marca foi necessária para representar a evolução da incubadora. Em 2021, o Ciaem – que é vinculado à Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da PROPP – completou 17 anos de existência. Seu objetivo é incentivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios intensivos em inovação e promover a difusão da cultura empreendedora. Atualmente o centro tem 5 empresas incubadas.
“O Ciaem é uma incubadora que incentiva a criação e desenvolvimento de novos negócios intensivos em inovação, que tem seus pilares alicerçados na difusão da cultura do empreendedorismo e inovação. A equipe do Ciaem ficou muito entusiasmada com a criação da nova marca em parceria com a FAUeD. A nova identidade do Ciaem representa sua trajetória, crescimento e integração”, diz Manuela Botrel, Coordenadora de Gestão do Ciaem.
O 1º colocado foi premiado com uma mesa digitalizadora e certificado. O segundo e terceiro colocados também receberão certificado de premiação.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Marca Design CIAEM incubadora Premiação inovação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS