Pular para o conteúdo principal
INOVAÇÃO

Ciaem, integrante estrutural do TecnoUFU, recebe Cerne 2

Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras recebe certificação que representa um avanço na qualidade dos processos de incubação

Publicado em 04/11/2024 às 14:45 - Atualizado em 07/11/2024 às 11:00

Cerne 2 promove a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. (Imagem: Divulgação)

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) alcançou um novo marco em sua trajetória de inovação ao receber a certificação Cerne 2, concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Essa certificação representa um avanço na qualidade dos processos de incubação, destacando o Ciaem como uma incubadora com alto nível de maturidade em gestão e apoio ao desenvolvimento de empresas. 

O modelo Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é uma metodologia que propõe um conjunto de práticas para aprimorar a gestão das incubadoras, buscando fortalecer as condições para o sucesso das startups. O Cerne 2, especificamente, eleva essas práticas para um nível mais avançado, garantindo maior eficácia na gestão de processos de inovação e no suporte estratégico às empresas incubadas. 

De acordo com Thiago Paluma, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, "essa certificação reafirma o compromisso do Ciaem em fortalecer o ecossistema empreendedor e inovador de Uberlândia e região, promovendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico."

 

Print da tela mostrando pessoas on-line na reunião
Realização da banca de efetividade. (Foto: Divulgação)

Desde o ano passado, o Ciaem passou a integrar a estrutura do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia (TecnoUFU). Essa integração fortalece a atuação do Ciaem ao lado de outras iniciativas inovadoras da UFU, promovendo um ambiente favorável à criação e ao desenvolvimento de negócios inovadores, que contribuem diretamente para o crescimento e desenvolvimento econômico da região. Com a entrada de novas empresas em novembro, o Ciaem e o TecnoUFU contarão com cerca de 15 startups, que terão acesso à estrutura e ao apoio oferecido pela universidade. 

“A certificação Cerne 2 é um reconhecimento importante do trabalho que temos realizado no Ciaem. Com esse avanço, reafirmamos nosso compromisso em proporcionar um ambiente de excelência para o desenvolvimento de startups, alinhando o Ciaem às melhores práticas de incubação no país,” destaca Manuela de Oliveira Botrel, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: CIAEM TecnoUFU Cerne inovação incubadora

A11y