Classificação

UFU é a 18ª federal em ranking de universidades empreendedoras

Levantamento avaliou 126 instituições públicas e privadas de ensino superior em todo o país. A Extensão da UFU ficou em 9º lugar

Publicado em 10/12/2021 às 18:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Foi divulgado, no dia 8 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2021. Esta é a quarta edição do levantamento em universidades feito pela Brasil Júnior, iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Movimento Empresa Júnior).

O RUE tem o propósito de medir a cultura empreendedora, a inovação e a extensão das instituições de ensino superior do Brasil. Ele também mede as capacidades de internacionalização, infraestrutura e atração de capital financeiro dessas instituições.

Dentre as 126 universidades públicas e privadas ranqueadas, a Universidade Federal de Uberlândia ficou na 22ª colocação no ranking geral (18ª entre as federais). Ela é a 10ª na região Sudeste e 5ª em Minas Gerais. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficaram, respectivamente, nas três primeiras colocações.

Na avaliação da Extensão, a UFU ficou na 9ª colocação dentre as 126 instituições avaliadas. Levando em conta apenas as federais, a classificação sobe para o 7º lugar nacional (3º em Minas Gerais), neste quesito.

Confira aqui a classificação completa e a metodologia empregada pelo ranking.

Palavras-chave: classificação ranking universidades empresas juniores