Consulta Pública

Consulta pública do Pide da UFU está aberta à participação

Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão vai nortear a instituição pelos próximos seis anos; o mecanismo de participação social estará disponível, via formulário on-line, até o dia 20 de janeiro

Publicado em 11/01/2022 às 13:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Em vista do fim do antigo ciclo do Pide (2016-2021), foram realizadas reuniões com participação das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFU para elaboração do novo plano. (Arte: Divulgação)

Durante o ano de 2021, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início à preparação para o seu próximo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide), que traça as necessidades e soluções para a gestão universitária. Após o encerramento das etapas anteriores, nesta terça-feira (11/01), foi aberta uma consulta pública, por meio do “OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2022/CPDE/REITO-UFU”, para elaboração do novo plano, que será válido de 2022 a 2027, sob construção da Diretoria de Planejamento (DIRPL) e da Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional (Diapi), e coordenação da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE).

Para participar do levantamento, que estará disponível até o dia 20 de janeiro, basta acessar AQUI, o formulário on-line. A recomendação é consultar previamente os documentos (parte textual das políticas e diretrizes, além dos indicadores, metas e demandas), que estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad/UFU). Todas as contribuições recebidas serão examinadas pela CPDE e a proposta final do documento tramitará, com a devolutiva devendo ser apresentada em formato consolidado na seção “Pide” no portal da Proplad.

Etapa da Consulta Pública, estabelecida no Regimento Geral da UFU e na Lei do Acesso à Informação, confere o direito ao cidadão de conhecer e ter acesso às informações da administração pública, além de colher contribuições da sociedade sobre os assuntos que dizem respeito ao coletivo. (Foto: Arquivo/Portal Comunica)

O professor Darizon Alves de Andrade, que é pró-reitor da Proplad e presidente da CPDE, comenta que a expectativa é colher valiosas contribuições, que sejam capazes de aprimorar o plano que vai nortear a instituição pelos próximos seis anos. "Para as pessoas que não participam diretamente da construção desse planejamento, a consulta pública é a oportunidade de acompanhar a proposta da instituição e, se for o caso, contribuir para a melhoria das propostas apresentadas", ressalta.

Ao todo, os indicadores, metas e demandas previstos contemplam 16 áreas: “Assistência Estudantil”; “Comunicação”; “Ensino Básico”; “Ensino Profissional”; “Extensão e Cultura”; “Gestão de Pessoas”; “Gestão e Governança”; “Graduação”; “Hospital Odontológico”; “Hospital Veterinário”; “Infraestrutura, Logística e Sustentabilidade”; “Internacionalização”; “Pesquisa e Pós-Graduação”; “Sistema de Bibliotecas”; “Tecnologia da Informação e Comunicação”; e “Projetos Institucionais”. Para mais informações, é possível entrar em contato via e-mail: pide@reito.ufu.br.