Inflação

Índice de Preços ao Consumidor subiu 1,08% em fevereiro

Preços cobrados por todos os grupos de produtos e serviços analisados pelo Cepes/UFU registraram alta no mês passado

Publicado em 17/03/2022 às 08:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), divulgou nesta quarta-feira (16/03), os boletins do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) da cidade de Uberlândia. Ambos os boletins dizem respeito aos dados levantados no mês de fevereiro de 2022.

A variação registrada nesse período fechou em alta de 1,08% em relação ao mês anterior, que havia registrado 0,45%, ficando 0,63 pontos percentuais (p.p.) acima do período passado. A variação acumulada no ano, até o momento, é de 1,54%, e nos últimos 12 meses, de 9,06%.

Os nove grupos de consumo acompanhados pelo Cepes registraram aumento em fevereiro. O grupo que mais obteve aumento foi o de “Alimentação e Bebidas” (1,94%), com destaque para os produtos “Tubérculos, raízes e legumes” e “Alimentação fora do domicílio”. O segundo grupo com maior inflação foi o de “Habitação” (1,66%), seguido, respectivamente, por “Artigos de Residência” (0,97%), “Despesas Pessoais” (0,79%), “Vestuário” (0,76%), “Educação” (0,41%), “Transportes” (0,29%), “Comunicação” (0,20%) e “Saúde e Cuidados Pessoais” (0.10%).

Cesta Básica de Alimentos

De acordo com o boletim divulgado, a CBA em Uberlândia no mês de fevereiro ficou no valor de R$ 628,85, o que significou uma alta de 1,91% em relação a janeiro. As maiores elevações foram registradas nos preços da batata (23,05%), do feijão (9,29%) e do açúcar (8,34%). Dos bens que tiveram redução nos preços no período analisado, destaque para a banana, que barateou 6,11%.

Para adquirir a CBA, o trabalhador que ganha o salário mínimo precisou de 114 horas e 9 min de trabalho. Além disso, o salário mínimo necessário para manter uma família com dois adultos e duas crianças na cidade de Uberlândia ficou em R$ 5.283,00.

Acesse, no link abaixo, a página em que todos os levantamentos e estudos do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais estão disponibilizados:

Palavras-chave: IPC CBA Preços Uberlândia CEPES pesquisa Economia