Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

14/04/2022 - 15:42 - Atualizado em 14/04/2022 - 15:44
Em encontro na UFMG, gestores discutem políticas de comunicação nas Ifes
Presente remotamente no evento, o secretário-geral da Andifes Gustavo Balduíno, ressaltou que a comunicação institucional teve papel estratégico na pandemia
Por: 
Portal Comunica
Por: 
Portal da UFMG

Reitora da UFMG, Sandra Goulart (ao centro), com as diretoras do Cogecom, Rose Pinheiro, e do Cedecom, Fábia Lima: comunicação é estratégica na gestão das universidades. (Foto: Foca Lisboa | UFMG)

Cerca de 60 gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) reuniram-se nesta quarta-feira, dia 13, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para discutir políticas de comunicação institucional. Organizado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), o evento, realizado de forma híbrida (a Sala de Sessões dos conselhos superiores, no prédio da Reitoria, recebeu parte dos participantes, enquanto a maioria acompanhou remotamente), foi aberto pela reitora anfitriã, Sandra Regina Goulart Almeida.

“A pandemia trouxe grandes desafios, e a comunicação foi muito importante para enfrentá-la”, declarou a reitora, sublinhando a importância estratégia da área na gestão das universidades. Sandra Goulart disse que os últimos anos têm sido marcantes para a comunicação institucional da UFMG com a recente institucionalização do Centro de Comunicação (Cedecom) e a discussão de uma política de comunicação em estágio avançado na instituição. Sandra, que integra a comissão de comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), conclamou os gestores a trabalhar juntos com os reitores. “A parceria e a aproximação com o Cogecom são muito importantes, por exemplo, para ajudar no levantamento de demandas que precisam ser levadas aos reitores”, salientou.

Anfitriã do encontro, a diretora do Cedecom, Fábia Lima, afirmou que a comunicação exerceu papel de grande relevância no “momento mais agudo da pandemia”, e os princípios da comunicação pública, que balizam esse trabalho, foram fundamentais para enfrentar esses desafios. “Ousaria dizer que atravessamos essa tormenta e estamos saindo maiores da pandemia. A sociedade hoje tem muito mais conhecimento das ações que as instituições realizam”, apontou Fábia.

A professora Rose Pinheiro, diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Cogecom, celebrou a “presencialidade do encontro”. Ela disse que o colegiado tem trabalhado numa perspectiva colaborativa, o que é muito importante, por exemplo, em discussões sobre políticas de comunicação, que tendem a estar em estágios diferenciados nas instituições – mais avançados em algumas e mais incipientes em outras.

Em participação remota, o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, elogiou a capacidade das assessorias de propor soluções de comunicação neste momento de crise e destacou o papel do Cogecom como centro irradiador de experiências. “Isso favorece a troca de práticas entre instituições mais consolidadas e universidades mais recentes”, frisou.

 

Programação

Durante o evento, foram apresentados a estrutura de funcionamento e as principais atribuições do Cedecom UFMG, institucionalizado há um ano, e o processo de formulação da política de comunicação por um grupo de trabalho instituído no âmbito do próprio órgão. As professoras Jaqueline Kegler, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daiana Stasiak, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Maíra Bittencourt, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresentaram boas práticas no campo das políticas de comunicação. Experiências em andamento foram expostas ao longo do dia pelos assessores presentes ao encontro, que foi encerrado com uma visita às instalações do Cedecom, que ficam na Biblioteca Central e no subsolo da Reitoria.

O encontro anual do colegiado será realizado no período de 18 a 20 de agosto, em Aracaju, na UFS, com o tema "Comunicação pública e democracia". As datas e a temática do evento foram definidas em plenária. O Cogecom é uma instância vinculada à Andifes que tem a missão de assessorar a entidade em questões afeitas à comunicação.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal