Índice de Preços ao Consumidor sobe 1,91% em março

Em comparação com o mês anterior, todos os grupos de produtos e serviços sob análise do Cepes/UFU tiveram alta registrada, com destaque para o de 'Alimentação e Bebidas'; cesta básica já chegou a R$ 644,00 - ultrapassando os 10% no acumulado...

Publicado em 19/04/2022 às 17:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Óleo de cozinha foi o segundo produto com maior variação de preço mensal, ficando 10,27% mais caro. (Imagem: Getty Images)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), divulgou nesta terça-feira (19/04), os boletins do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) da cidade de Uberlândia. Os dados analisados são referentes a março de 2022.

A variação do IPC do mês passado foi de 1,91%, ficando 0,83% acima do índice registrado em fevereiro (1,08%). A alta acumulada em 2022 chegou a 3,48% e, nos últimos 12 meses, foi de 10,37%. Para o cálculo presente em ambos os boletins, foram comparados os preços registrados entre 1º e 31 de março com os que foram coletados de 1º a 28 de fevereiro.

Todos os nove grupos de produtos e serviços analisados pelo Cepes registraram alta, sendo os de maior impacto no aumento, respectivamente: “Alimentação e Bebidas” (0,62%); “Transportes” (0,51%) e “Habitação” (0,43%).

O IPC se refere às famílias com rendimentos monetários de um a cinco salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, abrangendo a maior cidade do interior de Minas Gerais. As informações para o cálculo do índice são fruto da pesquisa mensal de preços elaborada e coordenada pela equipe técnica do órgão. Os 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-Cepes são coletados mensalmente em mais de 500 informantes e estabelecimentos da cidade.

Cesta Básica de Alimentos

De acordo com os dados coletados pelo Cepes, o gasto mensal com a CBA em Uberlândia no último mês foi de R$ 644, superior ao valor de R$ 628,85, que foi registrado em fevereiro deste ano.

A cesta marcou um aumento de 2,41% no último mês e a variação acumulada do ano foi de 10,22%, enquanto a variação dos 12 últimos meses somou elevação total de 22,09%.

Além destes dois novos boletins, também estão disponíveis, no site do Cepes, pesquisas sobre o salário mínimo necessário e as horas de trabalho.

Palavras-chave: IPC CBA Preços Uberlândia CEPES pesquisa Economia