Escolas públicas de Patos de Minas recebem dispositivos de TV Box

Material foi apreendido em operações da Receita Federal e descaracterizado pela Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 18/05/2022 às 10:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Solenidade ocorreu na sede da Prefeitura de Patos de Minas. (Fotos: Matheus Gomes)

“Hoje nós estamos aqui diante de equipamentos que foram apreendidos pela Receita Federal e, com a competência da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), [...] foram transformados e, agora, acoplados em um monitor de TV, podem funcionar rodando jogos educativos para os nossos estudantes das escolas das redes municipal e estadual de ensino de Patos de Minas. Então, nós vemos aí a participação da Secretaria de Educação, da Receita Federal do Brasil e da Universidade Federal de Uberlândia. É um privilégio para nós participarmos desta iniciativa”. A fala do reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, sintetiza a parceria que vem sendo realizada entre a instituição e a Receita, desde 2001, por meio de um programa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Desta vez, a iniciativa chegou a Patos de Minas, com a descaracterização de 110 dispositivos TV Box IPTV Android, pela equipe da Feelt, a fim de serem aproveitados em softwares de uso educacional, em estabelecimentos da rede pública daquele município, onde está sediado um dos sete campi da UFU.

Reitor Valder Steffen e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão

O acordo com a Receita permite a execução de ações de extensão, cuja finalidade é transformar materiais apreendidos em recursos a serem destinados a entidades sociais e culturais do Triângulo Mineiro. “Esses equipamentos entram no Brasil de forma ilegal. Por meio desta parceria com a UFU, eles são revertidos em produtos para serem utilizados no ensino”, ressaltou Luiz Carlos Martins, delegado do órgão.

"Tais adequações foram necessárias para que os dispositivos fossem usados em atividades de educativas nas escolas públicas, de forma a permitir aos futuros usuários destes equipamentos o contato com ferramentas tecnológicas emergentes. Em suma, a intenção é promover a inserção do aluno da rede municipal com plataformas de software livre e aplicativos educacionais que o estimulem a aprofundar seus conhecimentos na área de lógica de programação e outras ferramentas educacionais", comentou o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, professor Hélder Eterno da Silveira.

A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu na manhã da última terça-feira, 17 de maio, na sede da Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Uberlândia foi a primeira cidade contemplada por este projeto, com ações que estão sendo desenvolvidas desde o ano de 2021

Palavras-chave: Patos de Minas Parceria Receita Federal Feelt PROEXC UFU