Economia

Inflação continua encarecendo o custo de vida em Uberlândia, de acordo com o Índice de Preços do Consumidor

Variação do IPC foi de 1,20% no mês de abril, com alta em produtos alimentícios, de transporte e farmacêuticos; para aliviar, foi registrada redução no preço da energia elétrica residencial

Publicado em 23/05/2022 às 12:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A cada dia, a mesma quantidade de dinheiro possui menor capacidade aquisitiva. (Foto: Unsplash)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômicos-Sociais (Cepes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, na manhã desta segunda-feira (23/05), os boletins do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA), referentes ao mês de abril na cidade de Uberlândia. Os relatórios são resultado de análises e pesquisas feitas mensalmente pelo órgão.

De acordo com os dados apontados pelo IPC, abril foi marcado pela continuação da inflação nos preços, com alta de 1,20% em relação ao mês anterior. Em março, a variação tinha sido de 1,91%, o que faz com que abril tenha ficado 0,71 pontos percentuais abaixo daquela taxa. Vale lembrar que isso não significa uma diminuição de preços, mas que o aumento foi um pouco menor do que o que ocorreu no período passado.

Somando a inflação registrada em Uberlândia desde o começo do ano, o IPC se tornou 4,72% maior. Se considerarmos o período dos últimos 12 meses, esse valor representa uma variação de 11,27%.

No mês de abril, entre os mais de 235 itens analisados, alguns grupos se destacaram pela elevação nos preços. O grupo de “Alimentação e Bebidas” teve dois destaques, com alta de 9,71% no item “Leite e Derivados”, e de 9,78% no item “Óleos e gorduras”. O grupo “Transporte” teve alta no item “Combustíveis (veículos)”, com variação de 4,97%. Além disso, no grupo “Saúde e cuidados pessoais” destaca-se o item “Produtos farmacêuticos”, com variação de 3,43%.

Por outro lado, houve alívio nos grupos “Habitação” e “Comunicação”. No primeiro destaca-se o item “Energia elétrica residencial”, com queda de 8,92%. Já no segundo o item “Telefone com Internet – pacote” registrou baixa de 3,59%. Vale lembrar que no mês anterior, março, não houve redução em nenhum dos itens observados.

O barateamento no preço da energia elétrica pode ser explicada pelo fim da cobrança da taxa de Escassez Hídrica, anunciada pelo governo federal, que começou a valer a partir do dia 16 de abril. Com esse marco, a conta de energia começou a vir com bandeira verde, o que significa que não é cobrado nenhum valor a mais, além do consumido. De acordo com matéria publicada no portal do governo federal, a expectativa é que essa redução permaneça até o final do ano. No entanto, na semana passada, a empresa TR Soluções anunciou um reajuste no preço da conta de energia, de até 12%.

Cesta Básica de Alimentos

No mês de abril, o gasto mensal com a Cesta Básica de Alimentos (CBA) em Uberlândia foi de R$ 667,00, representando um aumento de R$ 23,00 em comparação ao mês de março - o equivalente a 3,57% de elevação. No último ano, foi registrada uma inflação de 14,16% no valor da CBA. Considerando os últimos 12 meses, a variação foi de 25,72%. O tempo médio de trabalho para um indivíduo comum que ganha o salário mínimo conseguir adquirir a CBA foi de 121 horas e 04 minutos.

Em relação ao salário mínimo necessário para manter uma família composta por dois adultos e duas crianças no mês de abril em Uberlândia, ficou em R$ 5.603,44. O salário mínimo oficial, de R$ 1.212,00, representa apenas 21,63% desse valor.

Além destes dois novos boletins, também estão disponíveis, no site do Cepes, pesquisas sobre o salário mínimo necessário e as horas de trabalho.

Palavras-chave: Economia IPC-CEPES inflação abril 2022