Diversidade

Programação do 'Mês da Diversidade' está em andamento na UFU

Com apoio de projeto extensionista, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil promove eventos em busca do respeito à comunidade LGBTQIA+, com atividades até o dia 28/05

Publicado em 20/05/2022 às 11:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), juntamente com o projeto de extensão SOMOS, promove o "Mês da Diversidade", campanha que valida a importância do diálogo na mudança real sobre as discriminações e preconceitos existentes na sociedade em relação à comunidade LGBTQIA+, dentro e fora do ambiente acadêmico. A sigla, em crescimento, inclui lésbicas (L); gays (G); bissexuais (B); travestis, transexuais e transgêneros (T); assim como queers (Q), intersexuais (I), assexuais (A) e outras designações não representadas pelas letras anteriores (+).

O mês de maio é considerado por muitas instituições como o da diversidade, pois no dia 21 de maio é celebrado o "Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento", instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) em 2002. Ao fazerem isso, os membros da assembleia reconheceram a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o papel da diversidade na sociedade.

Contando com a participação de representantes da UFU, como o reitor Valder Steffen Junior, e a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva, a abertura oficial da programação ocorreu no dia 16 de maio, no anfiteatro do Bloco 5S do Campus Santa Mônica - confira, no vídeo abaixo, edição especial do Jornal da UFU sobre o tema.

“Nós estamos em uma universidade pública e ela deve ser acolhedora, não pode ser preconceituosa. Tem que respeitar as diferenças e acolhê-las. Infelizmente, estamos vivendo numa época em que ainda existe muita discriminação e preconceito. Então, esse evento é importante não apenas para a comunidade universitária, mas para toda a região. É uma demonstração da maneira pela qual a UFU enxerga essa questão da diversidade. Estamos aqui, também, como exemplo para comunidade, para que a convivência possa ser o mais cordial, amável e compreensível possível”, declarou o reitor.

O projeto SOMOS é um projeto de extensão da UFU que, de forma multidisciplinar, visa a promover ações e diálogos para o fortalecimento dos direitos da comunidade LGBTQIA+, tendo como um dos parceiros o Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), vinculado à Faculdade de Direito (Fadir) e que oferece assessoria jurídica gratuita.

Coordenador do projeto, Breno Valadares ressalta a importância de tais eventos e parcerias na comunidade. Ele comenta como atos preconceituosos se atrelam indiretamente. “A gente tem presente na nossa vida, de forma bastante evidente, que o preconceito e racismo geralmente caminham juntos. Trazer esse tema e discussão para dentro da universidade é uma forma de quebrar esse paradigma e tornar a sociedade mais inclusiva”, opina.

Neste ano, a campanha do Mês da Diversidade na UFU traz como tema "O preconceito afasta e o respeito une". Promovendo atividades como queimada - também chamada de "Gaymada" -, oficinas, debates, roda de conversa e apresentação de documentário especial, a programação está recheada de atividades e prossegue até o próximo dia 28 de maio:

"Em se tratando de um ambiente tão plural e diverso como é o dos campi universitários, atividades como estas são essenciais para a promoção de diálogos que colaborem para uma consciência ainda maior da população sobre o papel do respeito às diferenças. “É um recado para que todos os estudantes, comunidade universitária, servidores, terceirizados e técnicos administrativos entendam que a gente está em uma universidade, que é extremamente plural e diversa, e que vai se pautar no respeito e em ambientes inclusivos. Buscamos uma compreensão coletiva para que possamos ter uma universidade que seja referência na temática e entenda que somos todos em prol da educação e ações formativas educativas, para que possamos, de fato, transformar nossa sociedade e mudar essa cultura que temos”, destaca a pró-reitora Elaine Saraiva.

Palavras-chave: projeto SOMOS diversidade LGBTQIA+ respeito Proae Dipae