Parceria

Reitor da UFU participa de lançamento de projeto que aproxima empresas e universidades

‘Compete Minas’ incentiva a transferência de tecnologias geradas na academia para o setor empresarial

Publicado em 31/05/2022 às 17:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Estavam presentes o governador de Minas Gerais, o presidente da Fapemig, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de reitores. (Foto: Divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, participou, na manhã desta terça-feira, 31/5, em Belo Horizonte, do lançamento do Compete Minas — ação do governo do estado que tem como objetivo aumentar a competitividade de empresas mineiras e estreitar as relações entre universidades e instituições de pesquisa com o setor privado.

Para implementação do Compete Minas serão publicados dois editais que somam R$ 100 milhões em recursos. Um é dirigido a empresas, cooperativas e startups e outro a instituições de ciência e tecnologia de Minas Gerais que tenham parceria com empresas.

A previsão é de que a publicação ocorra no dia 6/6, na página da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A Câmara de Avaliação de Projetos Exclusiva (Cape) responsável pela análise da inovação e a viabilidade econômica e financeira dos projetos submetidos.

A Cape é integrada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), os sistemas Fecomércio e Ocemg, e Sebrae Minas.

Palavras-chave: Compete Minas projeto Governo Estadual inovação editais Parceria universidades empresas