Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

09/05/2022 - 15:31 - Atualizado em 09/05/2022 - 16:43
Torneio internacional de tênis em cadeira de rodas foi cenário de conhecimento para pesquisadores do Cintesp.Br/UFU
Atletas participaram do Uberlândia International Wheelchair Tennis Open
Por: 
Portal Comunica UFU
Por: 
Cristiane de Paula (Ascom/Cintesp.Br)

Pesquisadores do Cintesp.Br/UFU no Torneio Internacional de tênis em cadeira de rodas realizado no Praia Clube, em Uberlândia. (Foto: Cintesp.Br)

O Uberlândia International Wheelchair Tennis Open, que aconteceu no entre os dias 21 e 24 de abril, foi o cenário ideal para os estudos dos pesquisadores do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos Cintesp.Br/UFU. As competições envolveram 64 paratletas de cinco países - Brasil, Argentina, Chile, Canadá e Costa Rica -, separados em quatro categorias nas competições que movimentaram as quadras do Praia Clube.

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi o número recorde de participantes e a presença de destaques mundiais no tênis em cadeira de rodas, cenário perfeito para pesquisas de campo para atender o alto rendimento, um dos principais focos de inovação em tecnologia assistiva dos pesquisadores. “Não podíamos deixar de participar, de conversar e conhecer não só os equipamentos que eles (paratletas) usam, como principalmente das necessidades deles para se chegar ao alto rendimento. Trabalhamos para isso e conversar com eles está sendo um grande conhecimento. E o melhor: em casa, aqui em Uberlândia”, completou Mário Rodrigues, físico e pesquisador do Cintesp.Br/UFU do Laboratório do Movimento Humano da UFU.

Entre os atletas veteranos presentes no torneio, os pesquisadores do Cintesp.Br/UFU conversaram com Adalberto Rodrigues, jogador há mais de 30 anos. Com o tempo de experiência em quadra, ele desempenha também a função de consultor mecânico de cadeira de rodas, sendo referência entre os paratletas e as indústrias fabricantes de cadeiras de rodas para esporte e vida diária: “Muitas vezes, um ajuste com base em uma observação minha, faz a diferença no desempenho em quadra e conquista de medalhas. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o Ymanitu Silva, oitavo no ranking mundial da classe “quad” (atletas com deficiências em três ou mais extremidades do corpo)."

A variedade de paratletas ajuda na ampliação das pesquisas em busca do melhor equipamento, da melhor cadeira de rodas. Entre os competidores estavam em Uberlândia, Jade Lanai, há cinco anos em competições, referência em várias categorias, é terceira no ranking mundial juvenil feminino, primeira do Brasil e pela sexta vez joga em Uberlândia. Segundo Juliana Braga, pesquisadora, do Cintesp.Br/UFU, da área de designer de produtos, o torneio ofereceu ambiente ideal de conhecimento. “É dessa variedade de que estamos falando e buscando. Nós temos como prioridade atender às necessidades do atleta e não tem preço estar aqui, conversando com eles e conhecendo os tipos de cadeiras e materiais que eles usam ou desejam usar, isso é pesquisa para inovação”, afirmou ela.

O Torneio International Wheelchair Tennis Open é um dos principais do Brasil e abriu o calendário 2022 no país. Cada partida soma pontos para classificação mundial. Pelas qualidades estruturais e geográficas, Uberlândia já é referência em eventos internacionais em cadeira de rodas. E este ano, o campeonato de cadeira de rodas superou as expectativas em número de participantes e também já é eleito um dos preferidos, tanto pelos atletas quanto do organizador e patrocinadores. “Viajo o mundo inteiro em torneios e realizo vários pelo Brasil, estamos em um dos melhores cenários do mundo para realização de esportes em cadeira de rodas. Uberlândia tem uma excelente infraestrutura para deslocamento, para hospedagem adaptada com conforto para atender a grandes públicos e estamos em um clube 100% adaptado”, disse Raphael Moraes, promotor do torneio.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal