Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

27/06/2022 - 19:20 - Atualizado em 11/07/2022 - 08:31
UFU aprova implantação do curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
Coordenação do curso aguarda parecer favorável da Capes para início das atividades, com oferta de 10 vagas iniciais
Por: 
Fabiano Goulart

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU), em sua sétima reunião de 2022, ocorrida na última sexta-feira (24/06), autorizou a criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Ppgau) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU). De acordo com a resolução aprovada, o início de funcionamento do doutorado ocorrerá após parecer conclusivo do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O documento que autoriza a implantação do curso de doutorado do Ppgau – dentre os elementos discutidos e aprovados no Consun –, considera que a FAUeD é formada por corpo docente e técnico administrativo altamente qualificado e que esta qualificação reflete no bom nível atingido pelos cursos de graduação e mestrado, que antecedem e sustentam a implantação do doutorado, entendimento este, defendido pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação da FAUeD, Glauco de Paula Cocozza: “Essa aprovação representa uma compreensão do trabalho sério desenvolvido por todos que atuam no Ppgau e no entendimento de que o curso alcançará a nota necessária para aprovação do doutorado na Capes.”

Para o diretor da FAUeD, Juliano Carlos Cecílio Batista Oliveira, a aprovação do doutorado reconhece o esforço e a qualidade do curso de mestrado daquela unidade acadêmica e cria novas possibilidades para a formação de excelência em arquitetura e urbanismo no Brasil central. “É um curso pioneiro aqui no interior do Brasil, entre capitais, que vai facilitar a qualificação de profissionais em Arquitetura e Urbanismo, pois, até então, cursos mais próximos eram na UnB, em Brasília, na UFMG, em Belo Horizonte, e no Instituto de Arquitetura em São Carlos, São Paulo”, ressalta Oliveira.

 

Mestrado Acadêmico

O curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD, cuja área de concentração é “Projeto, Espaço e Cultura” foi aprovado pelo Conselho Superior da UFU, em 27 de maio de 2011 (Resolução nº. 05/2011, do Consun), e, em dezembro de 2012, recebeu parecer favorável do Conselho Técnico Consultivo (CTC/Capes), em sua 142ª Reunião, que autorizou a implantação em 1º de agosto de 2013.

Suas linhas de pesquisas contam, cada uma, com oito docentes, sendo a linha "Arquitetura e Cidade: teoria, história e conservação" com sete docentes permanentes e um docente colaborador; e a linha "Produção do espaço: processos urbanos, projeto e tecnologia" com seis docentes permanentes, um docente visitante e um docente colaborador.

Até o final de 2020, o curso formou seis turmas, que perfazem 76 dissertações defendidas.

 

Contribuições

Com a consolidação do mestrado e a implantação do doutorado, desdobramentos, de acordo com os gestores, vão refletir significativamente na produção acadêmico-científica da unidade. A formação de profissionais de elevada qualificação técnica para a atuação nos segmentos público e privado, por um lado, atende às demandas de mercado, enquanto a formação de novos pesquisadores amplia os quadros da academia.

Conforme Cocozza, outro aspecto importante é a criação de um curso de doutorado em Ciências Sociais Aplicadas nesta região específica do país. “Para a área é de fundamental importância pelo caráter regional e nacional que o curso terá, pois será o primeiro curso em um raio que abrange Sul de Goiás, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e Norte de São Paulo. Isso possibilitará uma grande melhoria das nossas atividades acadêmicas, formação de futuros professores e profissionais que buscam qualificação”, explica o coordenador.

Já o diretor da FAueD destaca, ainda, que “a aprovação do doutorado, além de facilitar a produção científica e a produção em extensão universitária na unidade e na UFU, vai ampliar, também, as possibilidades de internacionalização da unidade e do próprio curso, pois há um esforço para uma produção de excelência no curso de doutorado". Juliano Oliveira informa que a perspectiva é de crescimento gradual do curso: "Ele inicia com 10 vagas por ano até chegarmos a quase 40 alunos por ano; ao mesmo tempo, que também teremos os quase 60 alunos do curso de mestrado, se pensarmos em turmas plenas."

 

Campus Santa Mônica, onde fica a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFU: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo aguarda parecer favorável da Capes para início do curso. (Imagem: Reprodução)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal