Saúde Mental

UFU promove projeto de meditação voltado a estudantes

Com quatro sessões semanalmente e atividades guiadas, meta da iniciativa é reduzir o estresse e a ansiedade entre os membros do corpo discente

Publicado em 27/07/2022 às 10:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Equipe da Disau e participantes da atividade de meditação realizada na manhã dia 27 de julho. (Fotos: Milton Santos)

A Divisão de Saúde (Disau) - subordinada à Diretoria Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) - deu início na última segunda-feira (25/07), ao projeto “Meditação no Jardim”. A proposta é promover rodas de meditação guiada para estudantes com dificuldade de concentração e ansiedade nesta reta final de semestre letivo. Os encontros acontecem nas manhãs de segundas e quartas-feiras, às 8h15, e nas tardes de terças e sextas-feiras, às 17h. O local escolhido para o projeto é o gramado do Bloco 3E, no Campus Santa Mônica.

A ação foi pensada para abordar as principais questões trazidas pelos estudantes com a chegada das provas e atividades finais do semestre. Segundo a psicóloga Maria Amélia Chamma Maximiano, que faz parte da equipe da Disau, as meditações são baseadas na "Teoria do Mindfulness", que busca estar no momento presente com atenção plena. "Pensando assim, acreditamos que pode ajudar muito os estudantes e a comunidade em geral", ressalta.

Ela acrescenta que a ideia do projeto partiu da experiência em atendimentos e de uma pesquisa sobre saúde mental do estudante aplicada em janeiro. "Neste levantamento que fizemos aqui na UFU, os alunos se queixaram de ansiedade e falta de concentração".

Recepcionista da Divisão de Saúde desde 2011, Ilma Soares de Araújo marcou presença na sessão realizada na manhã desta quarta-feira, dia 27. Ela define a iniciativa como brilhante e testemunha o quanto a técnica faz bem: "Acho que a meditação precisa ser praticada todos os dias para a pessoa começar o dia mais tranquila. A meditação ajuda, por exemplo, no controle da ansiedade e tomada de decisão. Às vezes, as pessoas estão muito ansiosas e não sabem o que fazer. Com o exercício da meditação, que trabalha na parte da respiração, você vai conseguir pensar com mais calma, antes de agir."

Ilma Soares de Araújo usa a técnica para controlar a ansiedade

Maria Amélia Chamma Maximiano acrescenta que todos os estudantes da UFU interessados em participar do projeto precisam apenas comparecer ao gramado do Bloco 3E, nos dias e horários mencionados acima, não sendo necessária a realização de inscrição prévia. Eventuais dúvidas sobre o "Meditação no Jardim” podem ser encaminhadas por e-mail para disau@proae.ufu.br.

Palavras-chave: Disau Dirve Proae UFU projeto Meditação estudantes