'Tucanews': saiba as novidades da equipe Tucano

Projeto de extensão que tem o objetivo de construir aeronaves vai abrir processo seletivo em setembro

Publicado em 23/08/2022 às 09:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A equipe Tucano tem o objetivo de construir aeronaves para participar de competições. (Foto: Divulgação/Equipe Tucano)

Tucano, um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU) e que integra alunos de outras engenharias, publicou, neste mês de agosto, a segunda edição da "Tucanews". A revista tem o objetivo de informar as novidades do projeto e mostrar o conteúdo sobre aerodesign às populações interna e externa à universidade.

O leitor pode encontrar informações sobre a construção de uma aeronave, eventos realizados nos últimos meses, homenagem ao professor, roupas personalizadas à venda, parcerias, relatos de integrantes e indicações de filmes e podcasts.

De acordo com Lucas Isaias Alves Teixeira, presidente da Tucano e aluno do curso de Engenharia Química da UFU, o material incentiva uma relação didática entre os estudantes e profissionais da área da aeronáutica, o que possibilita uma troca de saberes e práticas de conceitos vistos dentro de sala de aula.

Em 24 e 26 de maio, a equipe realizou, de forma remota, o evento “Drones Experience”, no qual os palestrantes explicaram sobre o funcionamento e os conceitos acerca de drones.

Tobias Souza Morais, professor da Femec/UFU, é o homenageado da segunda edição da revista. Ele acompanhou a equipe Tucano em reuniões gerais, competições presenciais e atividades na oficina, localizada no bloco 1T do Campus Santa Mônica.

O projeto, fundado em 2001, recebe o apoio de organizações públicas e privadas e coloca em prática os conhecimentos ensinados em sala de aula nos cursos de Engenharia. “Temos o objetivo de construir uma aeronave controlada remotamente que cumpra os desafios impostos por um comitê de engenheiros especializados da maior competição de aerodesign do Brasil: SAE Brasil (Society of Automotive Engineers - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade)”, explica Teixeira.

No 7º fórum SAE Brasil Aerodesign 2020, realizado por meio do YouTube, integrantes da equipe Tucano apresentaram os trabalhos desenvolvidos que contemplaram um banco de dados de coeficientes aerodinâmicos e um mapa de processos de um projeto de aerodesign.

O Portal Comunica UFU noticiou o lançamento da 'Tucanews', em abril de 2022. A primeira edição homenageou Aristeu da Silveira Neto, professor da Femec/UFU e atual tutor do projeto.

A Tucano conta com 30 integrantes e um professor tutor. (Foto: Tucano)

Quer entrar para a equipe?

O processo seletivo para ingressar no projeto de extensão Tucano vai começar em 12 de setembro e a data prevista para terminar é 1º de outubro. Os alunos regularmente matriculados em cursos de Engenharia da UFU, com o ingresso realizado, no mínimo, no semestre letivo 2021/2, podem se inscrever por meio de um formulário que será disponibilizado no perfil da Tucano no Instagram.

Candidatos de outros cursos poderão se candidatar às áreas de gestão, mas não há a garantia que o certificado emitido pelo projeto será aceito como comprovante de horas extracurriculares.

Palavras-chave: Ciência aerodesign Aeronave engenharia Engenharia Mecânica