Equipe Tucano lança a primeira edição da nova revista 'Tucanews'

Com foco no aerodesign, a Tucano aceita membros de todas as faculdades de engenharias e sua nova revista visa a atrair o público discente para o projeto

Publicado em 05/05/2022 às 16:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Equipe Tucano foi uma das 17 representantes de Minas Gerais no último torneio da SAE Brasil. (Foto: Divulgação)

A equipe Tucano Aerodesign, vinculada à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), lançou a primeira edição de sua nova revista, a "Tucanews". A publicação tem como objetivo expandir o seu público-alvo, que antes era mais restrito aos professores e alunos, incluindo agora também os alunos de toda a UFU, para que possam acompanhar as ações desse projeto de extensão.

A proposta é de que as edições sejam disponibilizadas, idealmente, de forma trimestral. Desta forma, poderão ser apresentadas maiores compilações das atuações da equipe durante o período. Assim, ao final do ano, terão sido publicadas de três a quatro edições da revista.

Além de evidenciar as ações desenvolvidas, o periódico também pretende mostrar a Tucano para a comunidade universitária, o que deve facilitar a atração de novos membros das engenharias e também contribuir para a arrecadação de recursos financeiros para que o time possa participar regularmente das competições.

Sobre a Tucano

A Tucano é um projeto de extensão da Femec, cujos membros participam de competições de aerodesign em âmbitos nacional e internacional, por meio da construção de aeromodelos - sejam eles físicos ou seus conceitos.

A equipe já possui mais de duas décadas de história, tendo sido fundada em 2001. Representou a UFU na SAE Brasil Aerodesign, um desafio lançado aos estudantes universitários que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de sua aplicação prática na construção dos aeromodelos, incluindo conceitos de novas aeronaves.

Palavras-chave: tucano aerodesign Femec Tucanews SAE Brasil competição