Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

15/09/2022 - 11:29 - Atualizado em 16/09/2022 - 17:36
Carro off-road fabricado pela UFU está em fase de testes
Equipe Cerrado tem o objetivo de participar de competições e contribuir com a indústria automotiva
Por: 
Laura Justino

Carro construído pela equipe é testado na pista localizada no Campus Glória da UFU. (Foto: Cerrado)

 

A equipe Cerrado, fundada em 1998, vinculada à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), fabricou um carro off-road para participar de competições na área automotiva, sob a coordenação do professor Daniel Dall’Onder, da mesma instituição.

O esporte fora-de-estrada (off-road) é caracterizado por veículos que apresentam pneus maiores, com tração (força) nas quatro rodas; suspensão reforçada, para proporcionar mais estabilidade e minimizar as vibrações; e marcha reduzida, para superar atoleiros e subidas íngremes.

O carro projetado pela Cerrado é capaz de atingir a velocidade média de 60 quilômetros por hora: “Ele precisa resistir a percursos muito agressivos e subir morros muito inclinados”, explica Guilherme Neves, estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFU e membro do time.

A equipe também está desenvolvendo um amortecedor que ajuda os carros a terem mais estabilidade nas curvas e maior conforto e absorção de impactos. O produto está sendo adaptado e melhorado para atender às necessidades da competição Baja, um desafio lançado pela Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade/SAE Brasil).

Desde a sua criação, em 1998, a Cerrado propõe atividades de evolução pessoal e profissional dos membros, oferecendo oportunidades para os alunos desenvolverem suas habilidades nas áreas de engenharia, finanças, marketing e gestão.

“Fornecemos projetos que, se ampliados, podem ser usados em inovações comercializáveis na indústria automotiva. O projeto também gera inúmeros benefícios para os alunos na área profissional, desenvolvendo diversas práticas que, somadas às disciplinas ofertadas pela universidade, os preparam para o mercado de trabalho”, comenta Neves.

O recurso financeiro da equipe é baseado em atividades como a venda de água em semáforos. Durante o período entre 18 a 20 de novembro de 2022, a Cerrado deve estar presente na 15ª Competição Baja SAE Brasil.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal