Conhecimento

UFU inaugura Laboratório de Inovação

Espaço faz parte de projeto para promover cultura do empreendedorismo

Publicado em 23/09/2022 às 13:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

As atividades começaram em uma sala de treinamento com a participação de 15 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Egídio Parisi, de Uberlândia. (Fotos: Milton Santos)

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU) inaugurou, na quinta-feira (22/09), o Laboratório de Inovação. O espaço é mais uma ferramenta para o Ciaem promover a cultura empreendedora no município de Uberlândia e região.

As atividades começaram em uma sala de treinamento com a participação de 15 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Egídio Parisi, de Uberlândia. Os estudantes dessa primeira turma são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica dirigido a alunos do Ensino Médio (Pibic/EM).

O objetivo do Ciaem com a implantação do laboratório é, por meio de pesquisas e práticas vivenciais, estimular os participantes do projeto a desenvolverem habilidades técnicas, como liderar pessoas, ou ainda habilidades profissionais voltadas para áreas como Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças.

A ideia é desenvolver com eles uma trilha empreendedora que vai desde a pesquisa de mercado até a formulação de uma ideia de negócio, explica Luciana Carvalho, docente da Faculdade de Gestão e Negócios da UFU e coordenadora acadêmica do Ciaem.

“São passos que vão desde o início, para entender as competências empreendedoras. Obviamente que de uma forma mais simples, porque eles são alunos do Ensino Médio, mas já despertando essa ideia do empreendedorismo e da inovação”, afirma a docente.

“Eu vi [o projeto] como uma forma de ampliar meus conhecimentos e aprendizado. Vi que é uma boa oportunidade”, diz Pedro Miguel Batista, aluno matriculado no  2º ano e um dos estreantes no Ciaem. Além de planejar cursar Pedagogia e entrar no Serviço Público, o jovem pretende empreender no ramo de vestuário.

Parceria

O trabalho será desenvolvido por três bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), instituição que entrou com o apoio financeiro, por meio de um edital do Programa de Apoio aos Ambientes Promotores de Inovação. Esses bolsistas são pessoas já com formação, como mestrado, ou até mesmo doutorado, e com experiência profissional na área. Outros sete profissionais da UFU, quase todos docentes, atuarão como orientadores dos estudantes.

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, destaca a importância do novo espaço. “O laboratório de inovação do Ciaem permite com que a universidade contribua mais ainda com outras entidades e com a comunidade, difundindo a cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica, a partir de conceitos baseados no desenvolvimento sustentável e socialmente responsável”, ressalta Carvalho.

Está prevista, também, como parte do projeto, a instalação de um espaço semelhante a um coworking (modelo de trabalho colaborativo), na área em frente ao Ciaem (bloco 5L), no Campus Santa Mônica. Nele serão desenvolvidas, pelos estudantes, as atividades práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo.

Palavras-chave: Laboratório inovação empreendedorismo Parceria Fapemig inauguração estudantes