FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

31/10/2022 - 15:52 - Atualizado em 04/11/2022 - 11:51
Pesquisadores da UFU estão em lista de autores mais citados no mundo
Levantamento também analisou impacto ao longo da carreira
Marco Cavalcanti

Índice H, que mensura o impacto e a produtividade do pesquisador, foi uma das ferramentas utilizadas para a classificação. (Foto: Prefeitura Universitária/UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia tem dez pesquisadores na lista dos cientistas mais citados em trabalhos científicos em 2021. O levantamento feito a partir de uma parceria entre a Universidade de Stanford e a Elsevier, empresa global de informações analíticas, leva em conta a base de dados Scopus.

Os pesquisadores são: Heraldo L.Vasconcelos, do Instituto de Biologia (Inbio), Carlos José Soares, da Faculdade de Odontologia (FO), Álisson R. Machado, professor aposentado da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), Leonardo Roever, pós-graduado na Faculdade de Medicina (Famed), Daniel Pasquini, do Instituto de Química (IQ), Rodrigo A. A. Muñoz (IQ), Ênio P. Bandarra Filho (Femec), Eduardo M. Richter (IQ), Kleber Del-Claro (Inbio) e André Nemésio (Inbio).

O ranking, divulgado em outubro de 2022, também atualiza a posição dos cientistas em relação ao impacto ao longo da carreira. Nessa lista, cinco cientistas da UFU são mencionados: Heraldo L.Vasconcelos, Kleber Del-Claro, André Nemésio (Inbio), Carlos José Soares (FO) e Ariovaldo A. Giaretta, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp).

Na lista referente aos dados que avaliam a carreira, foram incluídos 195.605 cientistas. Já na que se refere somente ao ano de 2021, são 200.409. Os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. A seleção é baseada nos 100.000 melhores cientistas ou um percentual de classificação igual ou superior a 2% no subcampo. Como um dos critérios de classificação, foi utilizado o Índice H, que mensura o impacto e a produtividade do pesquisador.

Ênio Bandarra Filho, docente da Femec há 18 anos, atribui seu nome na lista ao resultado de todo o esforço desde o início da carreira acadêmica. “Isso demonstra que o trabalho árduo, sério e aliado às parcerias nacionais e internacionais foram extremamente importantes para o sucesso e impacto das pesquisas no cenário científico internacional”, conclui o professor.

A área de pesquisa de Bandarra se concentra na utilização e aplicação de nanopartículas em sistemas térmicos, com objetivo de melhorar a transferência de calor e eficiência energética. Ele desenvolve pesquisas na área de refrigeração e ar condicionado com uso de fluidos refrigerantes que não agridem a camada de ozônio e nem colaboram com o efeito estufa. O docente também realiza pesquisas voltadas à energia fotovoltaica.