Pular para o conteúdo principal
Institucional

UFU entre as melhores universidades do país, aponta ranking internacional

'THE World University Rankings' coloca a Universidade Federal de Uberlândia entre as 1.500 melhores instituições de Ensino Superior do mundo

Publicado em 18/10/2022 às 09:46 - Atualizado em 25/10/2023 às 16:24

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as 28 melhores instituições de Ensino Superior do Brasil. A afirmativa é amparada no resultado do THE World University Rankings 2023, publicado pela revista Times Higher Education.

Entre as universidades brasileiras, a UFU está na 13ª posição, empatada com outras 15 instituições. Na classificação mundial, o posicionamento é na faixa de 1.200ª a 1.500ª. 

“Estar ranqueada entre as melhores do mundo é sempre uma conquista. Isso demonstra a capacidade da universidade de apresentar determinados dados e comunicar sua excelência”, analisa Maíra Cordula, docente do Instituto de Letras e Linguística (Ileel) e membro da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários.

No total, foram listadas 2.324 instituições de 104 países; no entanto, somente 1.799 cumpriram os requisitos mínimos e foram listadas. Entre as brasileiras, foram listadas 73 instituições e ranqueadas 62. 

 

UFU nos Rankings

Na análise das universidades o THE World University Rankings considera cinco indicadores: 1) Ensino; 2) Publicações de pesquisas; 3) Citações em Artigos Científicos; 4) Projeção Internacional; e 5) Renda da Indústria (intercâmbio com outras instituições).

Entre os critérios apresentados pelo estudo, a UFU destaca-se no indicador “Ensino” na classificação mundial (874ª posição) e “Citações” no comparativo com as universidades brasileiras (10ª posição). Veja infográfico com a posição da UFU em cada um dos indicadores analisados:

 

Importância dos rankings

Embora os rankings não representem a complexidade de uma universidade, oportunizam refletir sobre as potencialidades e possíveis fragilidades. “Considerando a metodologia de cada ranking, é possível levantar pontos de destaque e possíveis pontos de melhoria; assim, pode servir como um instrumento analítico para os critérios específicos que cada ranking observa”, explica Cordula.

Em relação ao THE World University Rankings, a docente aponta que a metodologia transparente e o formato de comunicação dos resultados são aspectos positivos. No entanto, o enfoque na plataforma Scopus e o formato da pesquisa de reputação são considerados pontos que devem ser aprimorados nas próximas edições.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: UFU ranking THE World University Rankings

A11y