Design

Alunos de Design criam amplificadores de som analógicos de madeira

Em conjunto com frascos de perfume inspirados em músicas, os produtos foram expostos na mostra 'Design(s) Sentido(s)'

Publicado em 18/11/2022 às 16:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Alunos da disciplina de Oficina II, da graduação em Design, e a professora Aline Silva - ao centro, de vestido. (Foto: Juliana Braga)

Um amplificador funciona da seguinte maneira: para que o som que se deseja amplificar fique mais alto, ele deve passar por um trajeto que se inicia em uma abertura menor e saia por outra maior, como acontece com as conchas.

Desenvolvidos a partir desse conceito, os protótipos de amplificadores analógicos de madeira para celular, criados pelos alunos do terceiro período de Design da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e orientados pela professora Aline Silva, ganharam destaque na exposição “Design(s) Sentido(s)”.

O evento, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, reuniu, além das caixas de som, frascos de perfumes projetados com base em letras de músicas. Ambas as criações fazem parte da disciplina Oficina II e tiveram o apoio do Laboratório de Modelos e Protótipos (Lamop) para o seu desenvolvimento.

Em laranja, modelo de amplificador de madeira. Ao fundo, frascos de perfume desenvolvidos por alunos. (Foto: Alexandre Costa)

De acordo com Silva, essa foi uma proposta nova na disciplina, impulsionada pela empolgação do retorno presencial, tanto por parte dos professores quanto dos alunos, que renderam três pedidos de registro de desenho industrial ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O grupo também apresentou os amplificadores na Mostra de Inovação e Tecnologia do II Seminário de Pesquisa da UFU.

“É importante ressaltar que esse trabalho foi feito inteiramente pelos discentes. Foram eles que planejaram, cortaram e lixaram  as peças de madeira, com a estrutura disponível na UFU”, finaliza a professora.

Palavras-chave: Design amplificadores fracos de perfume