Videocast

Apita o árbitro! ‘UFUCast’ aborda os principais temas sobre a Copa do Mundo no Catar

Bate-papo da edição 40 foi sobre a história das copas, as pautas sociais que envolvem a maior competição de futebol organizada pela Fifa e a escolha do país sede, entre outros temas

Publicado em 16/12/2022 às 12:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Reprodução

A poucos dias da grande final entre Argentina e França, o quadragésimo episódio do UFUCast falou sobre a 22ª edição da Copa do Mundo de Futebol, disputada no Catar. Durante a transmissão, as jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversaram com o professor Élcio Eduardo de Paula Santana, do Departamento de Marketing da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), e com Maria Paula Souza, estudante de Relações Internacionais e integrante do Grupo de Estudos em Oriente Médio (Geom/UFU).

Ao contrário do que ocorre nos países em que o futebol tem a sua popularidade garantida - seja na prática ou no consumo por pessoas de todas as idades -, no Oriente Médio, este não é um dos esportes favoritos entre a população. Por conta disso, o confronto entre Arábia Saudita e Argentina - válido pela 1ª Fase da Copa - rendeu boas discussões no cenário geopolítico. Souza ressaltou que os efeitos provocados estão para além das quatro linhas; então, foi uma grande surpresa a seleção de Lionel Messi, eleito sete vezes como Melhor do Mundo, ter perdido aquela estreia para os árabes.

Outro assunto abordado no videocast foram os processos que envolvem os uniformes das seleções, considerados os principais objetos de identificação, já que carregam as cores do país e principais símbolos que remetem ao pertencimento, conforme ressaltou Santana.

Questionada sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo de estudos e como são tratados os assuntos relacionados ao Oriente Médio, a acadêmica de Relações Internacionais contou que, em virtude da Copa, os 25 membros se atentaram aos acontecimentos ligados ao Catar. Durante o programa, ela comentou sobre temas sociais, culturais e políticos que envolvem o país sede desta edição do torneio.

Por fim, os convidados relataram suas expectativas para as próximas Copas do Mundo. Você sabia que a edição de 2026 será sediada em 3 países? O programa que foi ao ar na última quinta-feira (15) discutiu a logística e outros temas que envolvem essa novidade.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.