Parceria

Assinado aditivo de Acordo de Cooperação Técnica entre UFU e Prefeitura de Monte Carmelo

Documento renova por mais um ano a presença de estudantes e residentes da UFU na Rede Municipal de Saúde de Monte Carmelo

Publicado em 22/12/2022 às 09:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Ocorreu, na manhã do último dia 19 de dezembro, segunda-feira, no gabinete do prefeito Paulo Rocha (PSD), a assinatura do aditivo a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura de Monte Carmelo. O documento tem como finalidade o restabelecimento das obrigações e responsabilidades definidas anteriormente pelas partes, bem como o estabelecimento de condições para continuidade da utilização da estrutura da Rede Municipal de Saúde, durante o exercício de 2023, por estudantes da UFU matriculado nos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição, bem como de residentes dos Programas de Residência Multiprofissional e de Medicina de Família. Além disso, consta no acordo a realização de estágios de formação.

Reitor Valder Steffen (2º, da esquerda para a direita) destaca que este é um acordo beneficia as duas partes. (Fotos: Arquivo pessoal)

Estiveram presentes pela UFU o reitor, Valder Steffen Junior, a diretora da Faculdade de Medicina (Famed), Catarina Machado Azeredo, e o assessor especial da Reitoria no Campus Monte Carmelo, José Humberto do Nascimento.

“Um acordo de cooperação somente se justifica quando há ganho para todas as partes interessadas. E desde a ocasião da formalização do primeiro acordo, que se deu em 2019, é o que se verifica. Haja visto a grande oportunidade de formação oferecida aos estudantes dos cursos da nossa Faculdade de Medicina, na medida em que se disponibilizam diferentes ambientes de aprendizagem que garantem a diversidade de níveis de complexidade do cuidado em saúde. Por outro lado, ao Município e região, pode-se contar com os profissionais da UFU que certamente contribuem para com o bom atendimento à saúde da população”, ressaltou Steffen Junior.

Já a diretora da unidade acadêmica argumentou que a parceria “qualifica a formação dos estudantes da Famed com atuação em Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde de Monte Carmelo e contribui com o serviço de saúde local, por meio do cuidado à população com atividades planejadas conjuntamente entre docentes e profissionais de saúde do município”.

Nascimento, por sua vez, sublinhou as implicações práticas e sociais do prosseguimento desta parceria: "Enquanto universidade, temos buscado atuar para além dos nossos muros, impactando positivamente no nosso município e na região, com a realização de ações cooperativas e participativas.”

Prefeito Paulo Rocha, entre Catarina Machado Azeredo (diretora da Famed) e reitor Valder Steffen Jr

Palavras-chave: UFU Monte Carmelo acordo Parceria Famed