Debate reúne cientistas envolvidos na transição do Governo Federal

Patrícia Trópia, do Instituto de Ciências Sociais da UFU, é uma das participantes de evento on-line, na tarde desta quarta-feira (14/12)

Publicado em 08/12/2022 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Cientistas integram GTs em temáticas diversas. (Imagem: Dayani Zago/UFSCar)

Uma live promovida pelo Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai reunir, no dia 14 de dezembro, cientistas que estão atuando nos grupos de trabalhos (GTs) do processo de transição para a equipe que assume o Governo Federal em 1º de janeiro.

O objetivo do ICC com o debate "Universidade e Políticas Públicas" é valorizar a participação dos cientistas, compartilhar parte das reflexões realizadas e explicar como o trabalho está sendo conduzido. Já está confirmada a participação de 13 pessoas integrantes de GTs em temáticas diversas.

Patrícia Trópia, docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU) e que faz parte do GT Trabalho, é uma das presenças confirmadas. O GT Trabalho analisa a situação em que se encontra o Ministério do Trabalho e Previdência Social. “Este ministério tem como escopo a promoção de políticas de emprego e renda; formação e qualificação profissional; intermediação pública de mão-de-obra; seguro-desemprego; combate aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; proteção e fiscalização das relações de trabalho”, destacou Trópia em recente matéria publicada no Portal Comunica UFU.

Desde o início de novembro, mais de 700 pessoas, entre nomeados e voluntários, vêm se reunindo em 31 grupos de trabalhos temáticos na transição para o governo liderado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"A missão do ICC é facilitar a consolidação de possibilidades de interface entre o conhecimento científico e diferentes segmentos da sociedade. O subsídio à formulação de políticas públicas é um impacto social das atividades de ensino, pesquisa e extensão de extrema relevância e, por isso, vimos nesta participação da Ciência na transição uma oportunidade ímpar de refletirmos sobre o papel das universidades e sobre processos de tomada de decisão subsidiados por evidências científicas", explica a jornalista Mariana Pezzo, diretora do ICC.

O evento será realizado de forma on-line, a partir das 16h, com transmissão aberta nos canais oficiais da UFSCar no YouTube, Facebook e no Twitter @cienciaufscar.

Confira, abaixo, as presenças já confirmadas:

• Eleonora Menicucci - Universidade Federal do ABC (GT Mulheres);
  • Glaucius Oliva - Universidade de São Paulo (GT CT&I);
  • Ricardo Galvão - Universidade de São Paulo (GT CT&I);
  • Helena Martins - Universidade Federal do Ceará (GT Comunicações);
  • Laurindo Leal Filho - Universidade de São Paulo (GT Comunicação Social);
  • Jacqueline Sinhoretto - Universidade Federal de São Carlos (GT Justiça e Segurança Pública);
  • Maria Victória Benevides - Universidade de São Paulo (GT Direitos Humanos);
  • Nabil Bonduki - Universidade de São Paulo (GT Cidades);
  • Patrícia Trópia - Universidade Federal de Uberlândia (GT Trabalho);
  • Ricardo Marcelo Fonseca - reitor da Universidade Federal do Paraná e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (GT Educação);
  • Renato Carvalheira - Rede PENSSAN e Capes (interação com o GT Desenvolvimento Social e Combate à Fome);
  • Silvio Crestana - Embrapa (GT Agricultura, Pecuária e Abastecimento);
  • Socorro Pena da Gama - Universidade Federal do Oeste do Pará (GT Pesca).

Palavras-chave: Live Transição governo federal cientistas debate UFSCar