FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

Ministério da Saúde convoca voluntários para atuar em território Yanomami
Profissionais serão integrados à Força Nacional do SUS em Roraima
Cristiano Alvarenga

O Ministério da Saúde convoca voluntários para atuação no atendimento à comunidade indígena no território Yanomami, em Roraima. O chamamento visa ampliar a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) formada para combater o quadro de desassistência à população daquela localidade.

A inscrição é feita via formulário eletrônico (ver abaixo). É necessário informar nome completo e área de formação e, posteriormente, detalhar especialidades e disponibilidade para viagens.

Enfermeiros, médicos e nutricionistas já foram convocados para atendimento à comunidade na Casa de Saúde Indígena (Casai) e no hospital de campanha montado pelo Exército.

A Força Nacional do SUS no território Yanomami foi acionada a partir da declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, no último dia 20 de janeiro.

Comitiva em Roraima

Na segunda-feira, 23/01, o Ministério da Saúde enviou 12 voluntários da Força Nacional do SUS e outros servidores públicos para atuar no território Yanomami.

Entre os membros da comitiva, está o recém-empossado diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência e servidor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Nilton Pereira Júnior. O embarque dos profissionais foi registrado pela equipe de comunicação do Ministério da Saúde. Confira:

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.