Pular para o conteúdo principal
Ciência ao Pé do Ouvido

A misteriosa fronteira entre a vida e a morte

Episódio #83 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" fala sobre as experiências de quase morte

Publicado em 30/05/2023 às 08:26 - Atualizado em 05/09/2023 às 19:04

(Arte: Mateus Freitas)

Diversas pessoas já passaram pela Experiência de Quase Morte, as conhecidas EQMs: fenômenos intrigantes relatados por quem esteve à beira da morte e retornou à vida. Essas pessoas trazem relatos quase sempre iguais: visões do próprio corpo, túneis de luz, sensação de paz, contato com seres místicos e familiares mortos. Nada que se pareça com um sonho; para elas, é tudo realidade. Como a ciência explica essa viagem? É tudo uma ilusão criada pelo cérebro ou uma realidade não explicada que poucas pessoas conheceram?

Do ponto de vista científico, as EQMs têm sido objeto de estudo para neurologistas e pesquisadores interessados em compreender os mecanismos que podem estar envolvidos nessas situações. Alguns estudos sugerem que podem ser resultado de processos neuroquímicos e neurofisiológicos específicos que ocorrem no cérebro durante momentos de estresse extremo, como a falta de oxigênio ou a liberação de neurotransmissores.

Ainda assim, a explicação completa das EQMs continua sendo um mistério. Enquanto a ciência busca compreender os aspectos biológicos e fisiológicos envolvidos, muitas pessoas encontram significado espiritual, acreditando que elas oferecem vislumbres de uma realidade além da nossa compreensão atual. A complexidade das EQMs nos leva a refletir sobre a relação entre a mente, o cérebro e a consciência, levantando questões profundas sobre a natureza da existência humana.

Reinaldo Ugrinovich, neurologista, destaca a importância de se diagnosticar uma morte cerebral, que se difere quando uma pessoa morre e o coração dela continua bombeando sangue por alguns minutos. “Se você tem o diagnóstico, aí acabou, por isso que você tem que ter muito critério. Porque, falar assim ‘não, a pessoa teve morte cerebral e acordou’, não, não existe essa possibilidade. Se ela tem morte cerebral, ela morreu, ela não tem mais consciência nenhuma; a mente dela já foi embora”.

O episódio #83 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" explora mais a fundo o intrigante mundo das EQMs. Nele, conversamos com Ugrinovich e mergulhamos nas diferentes perspectivas científicas e espirituais, além da complexidade da mente humana. Ouça agora nas principais plataformas de podcast.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido cérebro Experiência de Quase Morte EQM

A11y